Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 14:17

    Imprimir


O ônibus espacial Atlantis aterrissou com segurança no Estado da Flórida, nos Estados Unidos, após uma missão de 12 dias na Estação Espacial Internacional. A nave fez uma aterrissagem perfeita na pista 33 do Kennedy Space Center às 6h21 (7h21, no horário de Brasília), informou a agência espacial americana Nasa.

O retorno estava marcado para quarta-feira, mas teve de ser adiado depois que os astronautas detectaram fragmentos flutuando próximo à parte externa da nave. Inspeções revelaram que não houve dano ao ônibus espacial.

Às 5h14 (6h14 no horário de Brasília) a nave orbitava em uma velocidade de 29 mil quilômetros por hora, quando iniciou os motores que mudaram a rota da nave em direção à Terra.

A operação reduziu a velocidade para cerca de 329 quilômetros por hora, o suficiente para tirar o ônibus espacial de órbita e iniciar o movimento de descida até a atmosfera da Terra.

A nave voou ao avesso sobre o Oceano Índico durante uma hora, com temperaturas no exterior atingundo 1,650 graus Celsius.

O novo comandante da Estação Espacial Internacional, Michael Lopez-Alegria, e o oficial de ciência da Nasa, Jeff Williams, assistiram do espaço ao retorno da nave e disseram ter visto um rastro brilhante sendo deixado pela Atlantis.

Durante a missão na Estação Espacial, tripulantes da Atlantis instalaram novos painéis solares, duplicando a capacidade de geração de energia da estação. Essa foi a primeira missão de construção em quatro anos, após a tragédia com a Columbia.

A Atlantis e seus seis tripulantes haviam deixado a estação no domingo.

Na quarta-feira, a turista espacial Anousheh Ansari e outros dois tripulantes da nave russa Soyuz entraram na Estação Espacial Internacional, depois do acoplamento, realizado às 1h21 (2h21 no horário de Brasília).

Ansari, uma empresária americana, é a primeira mulher a se tornar turista espacial e o quarto passageiro privado. Ela ficará no espaço até o fim do mês.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274337/visualizar/