Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 21 de Setembro de 2006 às 06:37
Por: Jean Campos

    Imprimir


“Nós estamos aqui para teimar com os nossos sonhos”. Foi com esse comentário que a escritora mato-grossense homenageada na Literamérica 2006, Marilza Ribeiro, iniciou a sua palestra no Seminário Troca Letras, nesta tarde de quarta (20).

Na ocasião, Marilza Ribeiro fez uma síntese de seu estilo literário através das obras “Meu grito”, “A dança dos girassóis”, “Corpo desnudo”, “Cantos da terra do sol” e “Palavras de mim”. Os poemas contidos nestas obras foram analisados, relacionados com o momento histórico em que foram escritos e comparados com a nossa atualidade.

O estudo da psicanálise foi um dos fatores que contribuíram para que a poesia de Marilza Ribeiro também abordasse questões relacionadas aos arquétipos humanos. A escritora, durante a palestra, afirmou que sempre esteve preocupada com os problemas que afetam a nossa sociedade e que, por esse motivo, traduziu em seus poemas essas preocupações através dos recursos lingüísticos como a metáfora. “A arte nos revela as nossas potencialidades humanas diante de um meio que quer nos transformar em objetos”, concluiu a autora.

O público presente teve a oportunidade de debater a obra de Marilza Ribeiro diretamente com a autora, que ao final do seminário, doou alguns de seus livros aos participantes. Ela também afirmou ser muito gratificante participar de um evento como a Literamérica que promove o encontro de povos e culturas, além da democratização do acesso ao livro.

A poetisa é uma das três escritoras homenageadas na segunda edição da Literamérica, ao lado de Nélida Pinõn e da boliviana Sílvia Cusicanqui.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274457/visualizar/