Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 20 de Setembro de 2006 às 06:56

    Imprimir


A embaixada do Brasil na Tailândia recomendou aos cidadãos brasileiros "extrema cautela" ao viajar pelo país, e manter distância de áreas centrais de Bangcoc onde estão situados os prédios do governo.

Brasileiros que estão prestes a realizar viagens "não essenciais" ao país asiático devem "reconsiderar" os planos, ou pelo menos entrar em contato com as companhias aéreas para checar possíveis alterações de vôos, diz uma nota da embaixada na capital tailandesa.

Desde ontem, a Tailândia vive incertezas depois de um golpe de Estado declarado por militares leais à monarquia. Os militares aproveitaram a ausência do primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, suspenderam a Constituição e declararam lei marcial.

"Apesar do posicionamento de tropas e veículos militares em algumas áreas centrais de Bangcoc, não há, até o momento, relatos de violência ou distúrbios nas ruas da capital", diz a nota da Embaixada brasileira.

"A Embaixada recomenda, contudo, evitar espaços públicos e a proximidade a multidões - sobretudo demonstrações políticas, em vista do potencial de violência." "Em particular, deve-se evitar a área de Sanam Luang, onde se localizam escritórios centrais do governo tailandês e foram estabelecidas medidas de controle de tráfego."

A representação brasileira na capital tailandesa permanecerá aberta normalmente durante o horário comercial (o fuso horário da Tailândia está dez horas à frente do de Brasília). Fora do horário normal, brasileiros em situação de emergência podem receber atendimento consular através do telefone 00-XX-66-1-906-4238.

Incertezas Por razões não necessariamente ligadas ao golpe de Estado desta terça-feira, a embaixada brasileira desaconselha viagens ao sul do país, onde há apenas quatro dias ataques a bomba - possivelmente no contexto de uma insurgência muçulmana ¿ mataram duas pessoas e feriram várias outras. O incidente ocorreu na cidade de Hat Yai.

"Não é recomendável viajar às províncias de Yala, Pattani, Narathiwat e Songkhla, no sul da Tailândia, em razão de distúrbios violentos naquela área, inclusive com atentados a bomba, não diretamente vinculados às mudanças em curso na situação política do país", diz a nota. "Seria recomendável reconsiderar viagens não essenciais à Tailândia nos próximos dias, até que o clima de incerteza no país seja reduzido."

A embaixada não divulgou o número de brasileiros que vivem na Tailândia ou visitam o país. Muitos brasileiros vão à Tailândia em negócios, já que o Brasil é o maior parceiro comercial do país asiático na América Latina.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274732/visualizar/