Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 15:20

    Imprimir


A Nasa adiou hoje a aterrissagem da nave "Atlantis", para que os técnicos avaliem um objeto misterioso que flutua entre ela e a Terra.

"O retorno (da nave) fica adiado para amanhã", disse a astronauta Terry Virts, encarregada da comunicação com os tripulantes a partir do Centro Espacial Johnson, em Houston (Texas).

Também pesou na decisão a previsão do Serviço Meteorológico Nacional, que anuncia tempestades para amanhã nas proximidades do Centro Espacial Kennedy (Flórida).

A aterrissagem, prevista inicialmente para as 6h57 (de Brasília) desta quarta-feira, foi adiada para as 10h21 (de Brasília) da quinta-feira. Isto dará tempo para uma nova inspeção da cobertura térmica da nave com as câmaras e sensores montados em seu braço robótico.

Durante sua missão de 11 dias, os astronautas da "Atlantis" instalaram na Estação Espacial Internacional (ISS) um novo conjunto de painéis solares que vão permitir a duplicação do fornecimento de energia no módulo que orbita a mais de 28 mil km/h e a cerca de 380 quilômetros da Terra.

Hoje, por volta das 3h45 (de Brasília), um técnico notou um objeto entre a nave e a Terra, que se deslocava quase na mesma velocidade que a nave.

Uma câmara dentro de um compartimento aberto da "Atlantis" captou a imagem. Os seis tripulantes completaram hoje sua preparação para o retorno à Terra, enquanto os três ocupantes da ISS se preparam para receber mais três visitantes amanhã. "O céu está bastante movimentado esta manhã", disse o engenheiro de vôo da ISS, Jeffrey Williams, quando cumprimentou o astronauta Michael López Alegría, comandante da Tripulação 14 que se dirige à estação orbital acompanhado do cosmonauta russo Mikhail Tyurin, e a empresária americana Anousheh Ansari, a primeira mulher a fazer turismo no espaço. "Temos que prestar mais atenção do que o habitual para não batermos", brincou Williams.

"Vamos ter que contratar alguns controladores de tráfego, pois há muito movimento aqui em cima", respondeu López que, junto com Tyurin, substituirá Williams e o comandante da Tripulação 13, o russo Pavel Vinogradov. Williams, Vinogradov e Ansari retornarão à Terra na nave Soyuz.

"Vocês começam uma missão realmente longa no espaço. Nossa jornada foi breve e terminou muito mais rápido do que gostaríamos", afirmou o comandante da "Atlantis", Brent Jett. "Vocês ficarão impressionados quando chegarem lá, e sei que vão ficar bem", afirmou.

Segunda-feira, a nave russa não-tripulada "Progress", usado para o transporte de cargas, se desprendeu de um dos pontos de atraque da ISS e se autodestruiu, deixando livre um dos diques para a chegada da nave na qual viajam López, Tyurin e Ansari.

A nave, que foi batizada de "Ansari", atracará na ISS às 2h24 de amanhã, quarta-feira. Três horas mais tarde a comporta se abrirá e os ocupantes da estação orbital darão boas-vindas a seus visitantes.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274864/visualizar/