Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 15:14

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje que uma criança iraquiana de 3 anos que tinha contraído a cepa mais virulenta do agente causador da gripe aviária, o H5N1, se recuperou completamente após ter sido hospitalizada em março em Bagdá.

"O Ministério da Saúde do Iraque confirmou (...) o terceiro caso humano de infecção por gripe aviária", disse a OMS num comunicado, no qual ressalta que, no caso da criança, a doença foi "leve".

Os primeiros exames clínicos feitos na criança não tinham resultados conclusivos, o que foi atribuído a uma provável deterioração da mostra durante seu transporte até o laboratório de referência da OMS que iria confirmar o caso.

No entanto, vários testes nos quais são usados diferentes métodos permitiram a confirmação da presença do vírus, acrescenta o comunicado da agência das Nações Unidas.

Os casos de uma adolescente iraquiana e de seu tio, que morreram em janeiro na província de Suleimaniya - norte do país -, foram os primeiros de gripe aviária conhecidos no Iraque.

No entanto, a OMS assegurou hoje que o foco da doença no país árabe pode ser considerado extinto.

Os últimos casos confirmados elevam para 247 o número de pessoas que desde 2003 contraíram o vírus da doença em dez países, 144 das quais morreram.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274867/visualizar/