Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 14:35
Por: Andréia Medeiros

    Imprimir


Emoção, história, saudade e dedicação - definições para a obra “Comunitá Italiana: Uma Saga de Amor” da escritora Carmelinda Ferrante Maciel da Silva (52). Nascida na cidade de Nápolis (Itália), veio para o Brasil com 14 anos, onde mora há 32 anos. O livro com 108 páginas, relata a chegada da comunidade italiana no Brasil em 1870, e o principal objetivo é preservar e estimular as tradições culturais desse povo. O lançamento da obra será nesta terça-feira (19), a partir das 9h30, na Literamérica 2006 – Feira Sul Americana do Livro, no estande da Itália.

A obra compõe relatos de italianos que vieram para o Brasil após a 2º Guerra Mundial. A maioria deles ainda estão vivos, e estarão presentes no lançamento do livro. Em mato Grosso, a comunidade italiana é composta por mais de mil pessoas, contudo, apenas cerca de cem estão cadastradas e freqüentam o local. “Para mim é uma satisfação imensa participar da Literamérica, já que essa é a primeira vez que a Itália é representada no evento”, enfatiza Camelinda.

O livro escrito à luz de velas, num local em meio à natureza inspirou a autora em cada capítulo. “Passei por duas cirurgias, durante muito tempo fiquei em repouso total, e me recolhi do mundo e aproveitei para recuperar a história do meu povo”, disse a autora. São 500 exemplares à disposição dos leitores por apenas R$20,00.

De acordo com a autora, testemunhas que participaram da construção do livro residem em Cuiabá, e hoje integram a comunidade pioneira italiana “Instituto Michelangelo” criada no dia 20/08/2000, por um grupo de italianos e descendentes. A comunidade visa desenvolver atividades em festivais, teatros, palestras diversas, participações religiosas e a divulgação da gastronomia do país. A data de lançamento da obra coincidiu com o dia da comunidade italiana na capital mato-grossense e do Santo Padroeiro da Itália “San Genaro”.

“A partir da criação do Instituto Michelangelo, tivemos a oportunidade de apreciar histórias de vidas de luta e conquistas bem próximas de nós a qual, hoje estão relatadas no livro”, enfatiza a escritora. A comunidade italiana funciona em Cuiabá, na Avenida Senador Metello, nº2065, no bairro Verdão. Qualquer descendente que queira participar pode entrar em contato através do telefone: (65) 3321-5446 ou 3625-2613.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274887/visualizar/