Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Terça - 19 de Setembro de 2006 às 09:48
Por: Graciela Mayrink

    Imprimir


Conforme depoimento de algumas pessoas, imaginava-se que o objetivo do Projeto Idéia Fixa não ia além das etapas realizadas durante o Rally dos Sertões, quando existe uma mobilização das equipes para a realização de ações sociais durante a prova. Porém, a continuidade e a apresentação de resultados concretos mostra que não estão sendo em vão os quatro anos de vida do Idéia Fixa.

E a prova disto foi a realização desta 18ª etapa, encerrada neste final de semana. Foram entregues aos moradores da Comunidade de Tomé Nune,s na cidade de Malhada (BA), em torno de três toneladas de doações, transportadas pelo furgão Master da Renault e pela picape Frontier da Nissan. As doações foram distribuídas entre: material escolar, brinquedos, colchões, produtos de higiene e limpeza, doados pela Johnson Diversey, alimentos doados pelos alunos da UNIP, roupas pelo ABN AMRO – Aymoré Financiamentos, calçados Azaléia, livros da Fundação Educar e tecidos. Porém, o mais importante foi o progresso apresentado durante a visita.

A chegada na comunidade provocou uma surpresa aos voluntários do Projeto. "Os postes conduziam energia elétrica para as casas de pau a pique. No brilho do olhar dos moradores o contentamento. No interior a chegada do progresso. Aparelhos de TV, de rádios e até geladeiras.

Tudo que para nós pode parecer corriqueiro, para eles tem um sabor especial, o sabor da vitória e de conquista", disse Tânia Mara, idealizadora e fundadora do Idéia Fixa. "Os candeeiros foram aposentados. Velas que muitas vezes serviam para iluminar serviam também para causar acidentes e que de agora em diante, só serão usadas para os momentos de orações. Lâmpadas já fazem parte da rotina e clareiam e iluminam as longas e quase intermináveis noites sertanejas", completou.

Além da energia elétrica, outros progressos visíveis fizeram parte desta etapa. O lixo, anteriormente esparramado no entorno das casas, diminuiu em demasia. Sacolas plásticas já estão sendo usadas para armazenagem do lixo doméstico. Na escola, as crianças continuam escovando os dentes, depositando o lixo nas lixeiras e, mais que isto, estão desenvolvendo trabalhos relacionados aos livros doados pela Fundação Educar D´Paschoal. "E não foram só estes trabalhinhos que prenderam nossa atenção, mas as demonstrações de afeto e agradecimento apresentadas através de bilhetes, cartinhas, canções e versos feitos pelos professores e carinhosamente apresentada pelos alunos", explicou Tânia.

Com a biblioteca montada com livros doados pelo Idéia Fixa, os alunos de diversas séries, moradores de Tomé Nunes, estão podendo agora realizar pesquisas e fazer consultas para trabalhos escolares. Isto facilitou bastante a vida dos estudantes, já que anteriormente eles tinham que se deslocar cerca de 17 km até Malhada para fazer este tipo de trabalho.

O resultado das aulas de artesanato pode ser visto pela criatividade das moças e senhoras. Cada uma usou seu conhecimento e habilidade criando nos retalhos de tecido e courvin, doados na etapa anterior, para fazer bolsas, caminho de mesa, porta talheres, muitas utilidades em pedaços de pano inservíveis até então.

"Todos os fatos citados acima são de extrema importância, porém o que mais nos chama a atenção é o resgate cultural de uma comunidade inteira, composta por pelo menos 500 pessoas. Conforme aconteceu durante a 17ª etapa, realizada em maio, os moradores se reuniram e criaram cenas do que nós chamamos de teatro e eles conhecem como drama", falou Tânia Mara. Foram diversas apresentações no dia 10 de setembro e reuniu novamente todos os moradores de Tomé Nunes. Com o apoio da Prefeitura de Malhada, que cedeu o carro de som, homens, mulheres e crianças cantaram, dançaram e mostraram que são capazes de superar as adversidades vividas num lugar que nem aparece nos mapas e nem nas estatísticas deste imenso Brasil.

Patrocinadores do Projeto Idéia Fixa: Artfix, Conclusão Assessoria & Comunicação, Clipping Service, Goodyear, Nissan do Brasil Automóveis e Renault do Brasil.

Apoiadores: ABN AMRO - Aymoré Financiamentos, Asa Alumínio, DOUBLE X, Johnson Diversey, Shelter, Tendas Kagê e Visual Tecnologia de Sistemas.

Maiores informações: www.projetoideiafixa.com.br





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/274946/visualizar/