Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 14:53
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


Ler sobre a história de Cuiabá ficará mais agradável, principalmente para os jovens. É para eles que está voltado o livro “Primeiros tempos da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá”, do arquiteto e membro do Instituto Histórico Geográfico, Moacyr Freitas, que terá tarde de autógrafos logo mais às 15h, na Literamérica 2006.

A obra narra os primeiros acontecimentos históricos da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá até a chegada do primeiro Governador, da recém-criada, Capitania de Mato Grosso, o capitão general D. Antônio Rolim de Moura, em 1751. As ilustrações, feitas pelo próprio autor, aliadas à linguagem simples e textos curtos, torna a leitura mais atrativa, principalmente para os estudantes. “Pareceu-me quando planejei, escrevi e desenhei estas ilustrações que poderiam ser úteis aos espíritos curiosos das tradições de nossa terra, ainda tão obscuras, porém fascinantes”, observa o autor.

Situada no tempo das bandeiras, dos desbravadores que fundaram a Cuiabá, o livro sintetiza o que foi nossa região no início do século 18, quando aqui chegaram os primeiros povoadores. “Rememorei os fatos que marcaram nosso passado, acreditando que possam dar a dimensão do árduo caminho percorrido pelos nossos antepassados, tão pontilhado de lutas e sofrimentos”, diz Freitas.

A obra, editada pela Carlini & Caniato, é, segundo o autor, uma continuação de seu primeiro livro infanto-juvenil, “Fundação de Cuiabá”. A tarde de autógrafos acontece no estande da editora Única, no pavilhão central do centro de eventos do Pantanal.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275121/visualizar/