Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 18 de Setembro de 2006 às 00:35

    Imprimir


A milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari começou hoje o primeiro vôo turístico de uma mulher ao espaço, em viagem a bordo da nave russa Soyuz TMA-9, com destino à Estação Espacial Internacional (ISS).

A Soyuz TMA-9, na qual também viajam o cosmonauta russo Mikhail Tiurin e o astronauta americano de origem espanhola Michael López-Alegria, foi impulsionada por um foguete Soyuz FG que decolou às 8h09 desta segunda-feira (1h09 em Brasília), a partir da base cazaque de Baikonur, na Ásia Central. Pela primeira vez, a televisão russa transmitiu ao vivo o lançamento de um foguete com nave tripulada.

"O lançamento da Soyuz TMA-9 transcorre normalmente e todos os seus sistemas funcionam com normalidade e os tripulantes se encontram em perfeito estado", disse Valeri Lindin, porta-voz do Centro de Controle de Vôos Espaciais da Rússia (CCVE), citado pela agência russa Itar-Tass.

Durante a transmissão televisiva do lançamento, foi possível ver a ignição dos propulsores do foguete e sua decolagem, enquanto uma voz no Centro de Controle comunicava: "o vôo transcorre com normalidade".

Nove minutos depois do lançamento, a SoyuzTMA-9 se separou do foguete e ficou em uma órbita transitória de 200 quilômetros de altura. A partir desse momento, a nave iniciou seu vôo autônomo à ISS, onde se acoplará na próxima quarta-feira, às 2h28 (em Brasília).

Durante sua permanência de dez dias no espaço, Ansari, 40 anos, realizará dois experimentos da Agência Espacial Européia e um terceiro do consórcio aeroespacial russo Energia.

Os outros dois tripulantes da Soyuz TMA-9, Tiurin e López-Alegria, substituirão dois membros da atual tripulação da ISS, o russo Pavel Vinogradov e o americano Jeffrey Williams, que retornarão à Terra junto com Ansari na Soyuz TMA-8, que se encontra na plataforma orbital.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275271/visualizar/