Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 21:06

    Imprimir




Berlim 17 set (EFE).- O Partido Social-Democrata Alemão (SPD) foi a formação mais votada nas eleições realizadas hoje nos estados de Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, este último onde sofreu um golpe, mas também continuará no Governo. Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, onde o SPD governava em coalizão com o Partido do Socialismo Democrático (PDS), os social-democratas alcançaram 30% da apuração - segundo as previsões divulgadas pela rede de televisão "ZDF" no fechamento dos colégios eleitorais -, 10,8% a menos que nas eleições passadas.

Apesar dessa perda de apoio eleitoral, o SPD continua à frente das previsões, mas seguido de perto pela União Democrata-Cristã (CDU), com 28,7%, que praticamente mantém os resultados do pleito anterior.

O resultado apertado das pesquisas explica por que nenhum dos líderes dessas formações proclamou ainda vitória, como fez em Berlim o prefeito-governador, Klaus Wowereit.

Wowereit obteve 31,5 % da apuração, o que lhe permitirá dirigir uma nova coalizão de Governo, apesar de que não está claro se repetirá legislatura com o PDS, que mesmo com 12,7% dos votos - segundo as pesquisas - sofreu perda de quase 50%.

Os Verdes reforçaram sua presença no panorama político de Berlim, com 13% dos votos, que, segundo sua opinião, lhes dá legitimidade para formar Governo.

Em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, a formação que mais melhorou seus resultados foi o ultradireitista Partido Nacional Democrático Alemão (NPD), que obteve 7,1% dos votos e, com isso, sua entrada no Parlamento regional.

Os liberais do FDP melhoraram também seus resultados e conseguiram 9,6% - segundo as pesquisas -, o que garante também presença no legislativo regional.

As eleições realizadas em Berlim e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental registraram participação de 60%, segundo a rede de televisão pública "ARD".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275285/visualizar/