Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 17 de Setembro de 2006 às 16:53
Por: André Xavier

    Imprimir


O secretário estadual de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, abriu na noite desta sexta-feira (15.09), no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, a Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro descerrando a fita simbólica junto com autoridades e escritores. A cerimônia contou com a participação de representantes dos 13 países participantes e de mais três convidados e coloca à disposição 30 mil títulos em 180 estandes. Na ocasião o governador Blairo Maggi foi representado pelo secretario estadual de Planejamento e Coordenação Geral, Yênes Magalhães.

O secretário deu boas vindas aos convidados e destacou a singularidade do Estado de Mato Grosso por ser a única unidade federativa com três biomas distintos – Pantanal, Cerrado e Floresta Amazônica e o fato de Cuiabá estar localizada no centro geodésico da América do Sul. Para ele o evento em sua segunda edição ganha importância por ser fator de integração dos povos sul-Americanos e por difundir o livro.

Segundo João Carlos Vicente Ferreira, que falou sobre a história da literatura na América do Sul, a Literamérica é um evento multicultural e tem como principal público alvo, os estudantes. “Queremos com a feira estimular a leitura e a produção literária entre nossos jovens e proporcionar a integração cultural do continente através do viés cultural”, disse ele.

O evento homenageou com troféus especiais, as escritoras, Silvia Rivera, Nélida Piñon, única mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a mato-grossense, Marilza Ribeiro. O escritor equatoriano e Adido do Cultural do Equador, Gustavo Ampavel, apresentou e distribuiu entre os convidados, o livro, Antologia Poética que reúne poesias de autores de todos os países de língua portuguesa e espanhola do mundo editado em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso.

Participaram a abertura da feira, os secretários estaduais Cloves Vettorato (Desenvolvimento Rural), Yêda Marli (Desenvolvimento do Turismo), além de oito embaixadores dos países participantes, os secretários de Cultura de Cuiabá e Várzea Grande, Mário Olímpio e Sônia Mazzeto, escritores e artistas mato-grossenses. A orquestra de Câmara de Mato Grosso executou temas musicais originários de países sul-americanos.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275309/visualizar/