Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 17:57

    Imprimir


Um fato domina a parte de cima da tabela do Campeonato Brasileiro. Os seis primeiros colocados - São Paulo, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco e Paraná - foram os únicos times que ainda não trocaram seus treinadores.

Até agora, após 23 rodadas, 31 técnicos já comandaram os 20 times da Série A. Contando os interinos, o número sobe para 37. Ou seja, quase o dobro de treinadores em relação ao número de vagas oferecidas na primeira divisão.

Foram 22 trocas em 23 jogos, praticamente uma por jornada. Os recordistas são o Santa Cruz e o São Caetano.

Para Abel Braga, comandante do Internacional, vice-líder do torneio, este fato não é uma coincidência.

"No futebol não tem surpresa. Prejudica trocar. Imagina a confusão para o jogador. Ninguém faz um trabalho igual. O esquema até pode ser o mesmo, mas sempre muda algo", afirmou, que destaca ainda o prejuízo financeiro dos clubes com as trocas.

"Você faz um contrato até dezembro, o clube acha que você não está fazendo um bom trabalho e te manda embora em maio. Aí eles têm que pagar a multa. Se acontecer de novo, mais uma multa. Ou seja, o clube gasta dinheiro e o problema não é resolvido", afirmou.

Muricy Ramalho, do São Paulo, corrobora com o discurso de Abel. O treinador do líder do campeonato acrescenta que, além de planejamento, é preciso mudar a mentalidade de quem manda nos clubes.

"Por isso que o Inter se levantou, lá eles têm dirigentes conscientes", disse.

Para Caio Junior, do Paraná, é obrigação dos dirigentes analisar o profissional antes de o contratar.

"Estive oito anos em Portugal. Lá você quase não vê os times mudarem. O técnico não deixa de ser bom por uma derrota. Ficar trocando tanto mostra uma ignorância cultural de quem contrata", opina.

Mano Menezes, do Grêmio - que ao lado de Renato Gaúcho, do Vasco, é o único que está em seu clube desde a temporada passada -, vê a relação estabilidade-produtividade com outros olhos.

"Pode ser que esses times não tenham trocado de técnico justamente por causa dos bons resultados. Resultado importa muito".





Fonte: Lancepress!

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275468/visualizar/