Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 16 de Setembro de 2006 às 07:21

    Imprimir


A Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), em parceria com o Sebrae-MT e a Associação dos Joalheiros de Mato Grosso (Ajomat), estarão realizando neste sábado (16/09), às 14h30, no Centro de Eventos do Pantanal, a abertura do projeto “Desenvolvimento da coleção de Jóias inspiradas no Pantanal”. O evento inicia neste sábado e segue com programação até a próxima quarta-feira (20.09).

De acordo com o presidente da Ajomat, Ricardo Martins, o objetivo desse projeto é fomentar a capacidade e desejo dos joalheiros de Mato Grosso no sentido de produzir peças com uma ‘cara nova’. “Isso se dá pelo fato de 70% das jóias que são comercializadas no Estado virem de fora. Por meio dessa iniciativa estaremos mostrando a capacidade que cada joalheiro tem para produzir peças com características da nossa região”, afirma.

O evento já tem em torno de 15 empresas cadastradas e tem como público alvo designers e empresários do setor de Gemas e Jóias que fazem parte de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Jóias.

O primeiro passo para o desenvolvimento dessa coleção baseada no Pantanal é a abertura do projeto para a apresentação de todos os passos que serão seguidos pelos empresários em cada fase do projeto. Depois essas empresas cadastradas irão para o Pantanal fazer um estudo para iniciarem a produção das peças.

Na segunda-feira (18/09) será ministrada uma palestra sobre a História Pantaneira. Na terça-feira (19/09), a palestra terá como tema “Tendências”, com o objetivo de mostrar aos empresários as tendências de jóias do mercado e sobre o turismo e empreendedorismo. Já na quarta-feira (20/09), a palestra será sobre Tendência e também consultoria individualizada que permitirá a cada pessoa do setor de jóias terem um apoio técnico com a Designer Regina Machado que estará ministrando as palestras durante a semana e também coordenando o projeto dessa coleção.

A assessora técnica da Sicme, Josemara Campelo explica que o motivo para a formatação desse projeto foi o convênio assinado firmado entre a Secretaria e o Sebrae. “Esse já é o segundo convênio que firmamos com eles, tendo como objetivo atender a demandar do setor de gemas e jóias. O primeiro passo desses convênios foi a constituição da Ajomat. A partir daí surgiu a idéia de fazer uma mostra de jóias tendo como tema o Pantanal mato-grossense”, acrescenta.

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO 16/09 SÁBADO TARDE - 14H30 Abertura / Apresentação do Projeto 17/09 DOMINGO MANHÃ - 06h30 Jornada “Caminhando com Olhar” (Pantanal) / Fotógrafo (para as empresas cadastradas) TARDE - Jornada “Caminhando com Olhar” (Pantanal) / Fotógrafo. 18/09 SEGUNDA NOITE - 19H00 Palestra História Pantaneira (Leopoldo Nigro) 19/09 TERÇA TARDE - 13h30 Apresentação Fotografo/Workshop Tendências NOITE - 19H00 Palestra Turismo e Empreendedorismo (SEDTUR) 20/09 QUARTA MANHÃ - 07h30 Workshop Tendências TARDE - 13H30Consultorias Individualizadas Para outras informações: 3642-1200





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275586/visualizar/