Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 15 de Setembro de 2006 às 07:27
Por: Márcia Raquel

    Imprimir


A pesquisa do Ibope divulgada ontem pela TV Centro América mostrou que em 20 dias o candidato ao governo do Estado Blairo Maggi (PPS) subiu seis pontos percentuais na preferência do eleitorado.

Já o seu principal concorrente, Antero Paes de Barros (PSDB), perdeu um ponto percentual. A candidata do PT, Serys Slhessarenko, subiu um ponto percentual. A consulta foi realizada entre os dias 11 e 13 de setembro. Os números mostram que o chefe do Executivo seria reeleito no primeiro turno.

Os números da segunda pesquisa apontam Blairo Maggi com 66% das intenções de voto, Antero Paes de Barros com 12% e Serys Slhessarenko com 6%. Os números mostram uma diferença de 54 pontos percentuais entre os dois primeiros colocados, o que dá uma expectativa de vitória tranqüila para Blairo em primeiro turno.

Os eleitores que afirmaram ainda não ter decidido em quem votariam para o governo ou não responderam somaram 9%. Já os que votariam em branco ou anulariam representam 5% do total de entrevistados.

Os candidatos Bento Porto (PSC) e o procurador Mauro Cesar de Barros (PSOL) aparecem com 1% da preferência dos entrevistados. Plauto Vieira (PRP) e Roberto Pereira (PHS) não atingiram 1% da preferência do eleitor, quer dizer, não pontuaram. Já o candidato Josmar Alderete (PSDC) não foi citado por nenhum dos entrevistados.

O Ibope ouviu 812 eleitores em 39 municípios de Mato Grosso. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 021368-2/2.

Na primeira pesquisa realizada pelo Ibope, divulgada no dia 24 agosto, Blairo Maggi aparecia com 60% das intenções de voto, Antero de Barros com 13% e Serys com 5%. Comparando as duas consultas, a diferença entre os dois primeiros colocados subiu de 47 pontos percentuais para 54 pontos em 20 dias.

A primeira pesquisa foi registrada no TRE sob o número 0182802/2. Já o número de indecisos diminuiu seis pontos percentuais, passando de 15% na primeira pesquisa para 9% agora. Os votos brancos e nulos aumentaram um ponto percentual.

Outra coincidência da pesquisa é que o governador aumentou seis pontos. O número de eleitores indecisos também reduziu neste mesmo patamar.

SEGUNDO TURNO -- O Ibope também fez uma simulação de segundo turno entre Blairo Maggi e Antero Paes de Barros. Neste caso, se as eleições fosse hoje, Blairo venceria com 72% da preferência do eleitorado enquanto Antero teria 18% dos votos.

A eleição para governo será decidida em segundo turno somente quando o primeiro colocado não obtiver mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno. Para a computação dos votos válidos, despreza-se os votos brancos e nulos.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275788/visualizar/