Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 23:37

    Imprimir


Poesias e contos de escritores mato-grossenses, a história da criação de Cuiabá, a geografia de Mato Grosso, os bichos do Pantanal utilizados como base para a alfabetização. Esse clima de valorização da cultura local vai predominar nos lançamentos das editoras Carlini & Caniato e TantaTinta durante a Literamérica - Feira Sul-Americana de Livros, que começa no sábado (16.09) e vai até o dia 24, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Entre os dias 16 e 23 de setembro, as editoras apresentarão 13 obras, sendo cinco lançamentos. Muitos autores também estarão em tardes de autógrafos regadas a muita cultura. A primeira delas acontece às 17h. de sábado (16), quando o escritor, poeta e contador de histórias Luiz Carlos Ribeiro lança “A mala de fugir”. No domingo (17), mais uma tarde de autógrafos será feita com o escritor Carlos Vítor, que lança o inédito “Como fazer projetos de viabilidade econômica” às 17h. Mais tarde às 19 h., o fotógrafo e apaixonada por aves Wieslaw Jan Syposz autografará sua bela coleção de fotos reunidas na obra “Aves do Pantanal e do Cerrado de Mato Grosso”, um volume de acabamento impecável.

Os lançamentos seguem segunda-feira (18), em tarde de autógrafo com o escritor Moacyr Freitas, que lançará a obra “Primeiros tempos da Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá”, às 15 h. Às 19h30, será lançado o inédito “A coroa do mundo”, de José Eduardo. Na Terça-feira (19), às 15 h., as educadoras Iraci Romagnolli Dias e Teresinha Helena Ferreira lançam “Conhecendo a fauna do Pantanal de A a Z”, cuja proposta é alfabetizar tendo como base os animais e plantas típicos do Pantanal. A literatura de Juliano Moreno, reunida na obra “O açougueiro”, será lançada às 19h30. A obra, que conta com ilustrações de Vitória Basaia, marca a política de investimento das editoras Carlini & Caniato e TantaTinta nos escritores locais. “Nossa meta é formar público leitor e contribuir para o fomento da literatura mato-grossense”, observou o editor Ramon Carlini.

Quarta-feira (20) é dia de conferir a tarde de autógrafos dos historiadores Maria Adenir Peraro e Fernando Tadeu de Miranda Borges, que lançam, às 18 h., o livro “Mulheres e Famílias no Brasil”, uma reunião de artigos sobre as mulheres e a família nos espaços da vida familiar do século XVIII. O poeta Gabriel de Mattos encerra a noite com o lançamento de sua “Doce Irresponsabilidade”, às 19 h30.

Infantil

A série de livros infantis “Mundinho no Cerrado”, que conta as aventuras de um quati curioso, ganha uma nova versão, agora reunida em um só livro. A obra “As aventuras de Mundinho – o quati curioso”, do escritor inglês naturalizado brasileiro Richard Mason, será lançada na quinta-feira (21), às 15 h. Um incentivo à leitura entre as crianças, que são público-alvo da editora Tanta Tinta.

Na linha dos didáticos, as editoras apesentam na sexta-feira (22), às 15 h., a obra “Conhecendo a geografia de Mato Grosso” (já adotada em escolas públicas em todo o Estado) com tarde de autógrafos da autora Ivane Inez Piaia. Às 19h30, a professora Else Cavalcanti lança “História de Mato Grosso para concursos e exames vestibulares”.

A obra de Ivan Echeverria, “Aecim Tocantins – da contabilidade à vida pública” encerrará as sessões de autógrafos, às 17h30 no sábado (23).

A Literamérica 2006 será realizada entre os dias 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. A feira é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a cadeia produtivos da cultura, representados por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais e coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).

Confira o cronograma de lançamentos

Dia 16 - Sábado

Luiz Carlos Ribeiro – A mala de Fugir – 17:00 (TARDE DE AUTÓGRAFOS)

Dia 17 – Domingo

Carlos Vitor - “Como fazer projetos de viabilidade econômica “ - 17:00 (TARDE DE AUTÓGRAFOS) Wieslaw Jan Syposz – “Aves do Pantanal e do Cerrado” - 19:00 – (TARDE DE AUTÓGRAFOS)

Dia 18 – 2ª Feira

Moacyr Freitas – “Primeiros tempos da vila real do Senhor....” - 15:00 (TARDE DE AUTÓGRAFOS) José Eduardo Fernandes Moreira da Costa – “A Coroa do Mundo” - 19:30 (Lançamento)

Dia 19 – 3ª Feira

Iraci Romagnolli e Teresinha Ferreira – “Conhecendo a fauna do Pantanal de A a Z” - 15:00 (Lançamento) Juliano Moreno – “O açougueiro: contos” - 19:30 (Lançamento)

Dia 20 – 4ª Feira

Maria Adenir e Fernando Tadeu – “Mulheres e famílias no Brasil” - 18:00 (TARDE DE AUTÓGRAFOS) Gabriel de Mattos – “Doce Irresponsabilidade” - 19:30 (Lançamento)

Dia 21 – 5ª Feira

Richard Mason – “Aventuras de mundinho -o quati curioso” - 15:00 (Lançamento)

Dia 22 – 6ª Feira

Ivane Inez – “Conhecendo a geografia de Mato Grosso” – 15:00 – (TARDE DE AUTÓGRAFOS)

Else Cavalcante – “História de Mato Grosso para concursos e exames vestibulares” - 19:30 (Lançamento)

Dia 23 - Sábado

Ivan Echeverria – “Aecim Tocantins da contabilidade à vida pública” - 17:30 (TARDE DE AUTÓGRAFO)





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275818/visualizar/