Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 16:30

    Imprimir


O presidente George W. Bush e seu colega sul-coreano Roh Moo-Hyun reafirmaram nesta quinta-feira seu compromisso com as conversações entre seis partes para pôr fim ao programa nuclear da Coréia do Norte.

"Reafirmamos nosso compromisso com as conversações, pois com elas podemos abordar pacificamente a questão nuclear", afirmou Bush durante um encontro público com Roh no Salão Oval da Casa Branca.

"Bush e eu estamos convencidos de colaborar para retomar as discussões entre as seis partes", afirmou Roh, acrescentando que até o momento foram feitas consultas estreitas entre as partes, mas que ainda falta muito para se chegar a uma conclusão.

Os seis envolvidos (Coréia do Norte e do Sul, Estados Unidos, China, Japão e Rússia) alcançaram em setembro de 2005 um acordo: a Coréia do Norte renunciou, em princípio, a seu programa nuclear em troca de ajuda, segurança e garantias diplomáticas.

Mas Pyongyang boicotou as conversações dois meses depois ao protestar contra as sanções americanas a um banco com sede em Macau, acusado de lavagem e falsificação de ativos para a Coréia do Norte.

Em julho, a Coréia do Norte realizou testes com sete mísseis, gerando uma condenação do Conselho de Segurança da ONU, que impôs sanções relacionadas com o programa de mísseis.

A Coréia do Sul pressiona os Estados Unidos para que mostre maior flexibilidade em seus esforços por retomar as conversações sobre o desarmamento nuclear.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275865/visualizar/