Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 16:15
Por: Edilamar Santos

    Imprimir


A Orquestra de Câmara do Estado, sob a regência do Maestro Leandro Carvalho, realiza no próximo dia 28 de setembro sua primeira apresentação em Campo Novo do Parecis. O concerto, que será realizado na Praça de Eventos, faz parte de uma turnê da Orquestra para democratizar e descentralizar o acesso à cultura.

Este ano ela já realizou concertos na região Norte, em Alta Floresta, e na região Sul, em Rondonópolis, e na região Leste, em Primavera do Leste, Água Boa e Barra do Garças. Até o final do ano, a Orquestra se apresentará em todas as regiões do Estado, em doze cidades. Os concertos têm sido assistidos por milhares de pessoas, em praça pública, que se maravilham com o som dos instrumentos clássicos e da viola de cocho.

Repertório - O repertório da turnê procura a aproximação da população com a música instrumental. O maestro Leandro Carvalho quer “quebrar o gelo” e tornar menos informal o ritual típico de um concerto sinfônico. Ele apresenta os instrumentos da Orquestra para a população e fala de forma descontraída sobre os compositores e as peças que serão executadas. Até mesmo a viola de cocho é uma grande novidade para a população fora da baixada cuiabana.

A Orquestra faz uma verdadeira viagem pelo Brasil através da ‘música’. O concerto inicia-se três peças ‘caboclas’, criadas por mestres do cancioneiro popular brasileiro: Siriema, de Nhô Pai e Mario Zan, Noites do Sertão, de Tavinho Moura e Milton Nascimento e Chuá Chuá de Pedro Sá Pereira e Ari Pavão. Em seguida, o foco volta-se para a cultura nordestina com clássicos do repertório: Mourão de Guerra Peixe, Chegança e Momento Armorial de Benny Wolkoff, o maracatu Eh! Luanda de Capiba e uma coletânea de frevos intitulada Frevança com temas de Edgar Moraes, Antônio Maria e Seno.

Terminada esta incursão pelos mais tradicionais ritmos brasileiros, a Orquestra volta-se para a cultura sul-americana e interpreta duas peças de dois dos maiores compositores paraguaios, reafirmando a profunda ligação existente entre a cultura mato-grossense e a dos países irmãos fronteiriços.

Destaque nacional – Desde sua criação em 2005, a Orquestra vem fazendo grande sucesso. Foram abertas novas vagas para músicos em 2006 e a agenda foi ampliada para mais de 80 concertos em todo o Estado. O nível alcançado trouxe o convite para a participação no maior festival de música barroca do mundo, o Festival ‘Misiones de Chiquitos’, que acontece uma vez a cada dois anos na Bolívia. A Orquestra foi ovacionada pelo público e garantiu ótimas criticas na imprensa local.

O destaque e a rápida projeção que a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso vem alcançando pode ser comprovado na mais recente edição do “Anuário VivaMúsica! 2006”, a mais importante publicação sobre o mundo da música clássica no Brasil, com mais de 1.700 instituições cadastradas e aproximadamente 30 mil leitores de várias partes do mundo que utilizam o guia como fonte de consulta.

A Orquestra é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275868/visualizar/