Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 13:32

    Imprimir


A Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro reúne uma delegação composta por seis venezuelanos, dentre eles renomados escritores e representantes literários do país. A proposta do grupo além de expor os livros, é realizar palestras, recitais, e uma interação através de atividades com os demais países participantes da Feira. Os escritores venezuelanos estarão presentes na Literamérica, do dia 15 a 19 de setembro, e o estande com o material literário da Venezuela permanecerá durante todos os dias da Literamérica, que começa sábado (16.09) e vai até dia 24, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

De acordo com o adido cultural da Venezuela, Wilfredo Machado, este ano a Venezuela participa com um número maior de escritores e a expectativa são as melhores. “Espero que a Literamérica seja um grande sucesso. Acredito que a presença do estande da Venezuela em Cuiabá vai ser muito legal”, enfatiza Wilfredo.

Na Venezuela é desenvolvido o projeto “O Cão e a Rã”, que trabalha com a vendagem de edições de livros para classes mais carentes da sociedade venezuelana. O responsável pelo projeto, Miguel Márquez, vai participar da Feira onde realizará palestras sobre o trabalho.

A Venezuela será representada também pelo presidente do Centro Nacional do Livro (Cenal), Ramon Medero. A instituição da qual é presidente trabalha com a fomentação e a promoção do livro venezuelano de todas as editoras. Uma das propostas de Ramon, é fixar um contato com universidades, museus, bibliotecas, escolas, dentre outros, para que durante a Literamérica possam ser feitas doações de livros. “O Centro Nacional do Livro espera que na próxima Feira do Livro Venezuelano, que será realizada em novembro desse ano, o Brasil esteja presente com uma grande mostra de livros brasileiros, e a Literamérica nos ajudará a expandir essa parceria”, relata Ramon.

Outro participante é o escritor romancista e contista, Carlos Nogueira, presidente da editora Monte Ávila, uma das mais importantes da Venezuela com uma longa tradição no lançamento de obras nacionais e internacionais. O grupo de escritores venezuelanos conta com Humberto Mata, presidente da Fundação Biblioteca Ayacucho, um dos grandes projetos editoriais latino-americana, que engloba obras fundamentais do pensamento e da ficção do continente.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275910/visualizar/