Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 14 de Setembro de 2006 às 08:34

    Imprimir


Organização das Nações Unidas (ONU) lançou uma campanha na Grécia para a limpeza do Mediterrâneo, alertando que o mar está sendo tratado como uma lata de lixo.

O Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (Unep) afirma que milhões de toneladas de esgoto sem tratamento e lixo tóxico são lançadas no Mediterrâneo todos os anos.

O programa também alerta que animais marinhos estão morrendo depois de comer sacos plásticos por engano.

Como parte de uma campanha global de limpeza durante este fim de semana, milhares de voluntários vão limpar as praias do Mediterrâneo.

Saverio Cevili, um dos integrantes do plano de ação da ONU, afirma que a percepção em relação ao meio ambiente deve ser mudada.

"Uma sacola de plástico, antes de ser degradada pelo mar e pelo sol, fica no mar por 150 anos. Mesmo um cigarro, o papel do cigarro, pode permanecer no mar por cinco anos", afirma.

Esperança

Cevili afirma que o Mediterrâneo está em crise, mas não está morrendo.

A capacidade de recuperação ainda é forte mas o mar e sua vida marinha precisam de ajuda, segundo Cevili.

A campanha "Limpem o Mediterrâneo", durante o fim de semana, é parte de uma iniciativa global.

Voluntários de 13 países em volta do Mediterrâneo - incluindo grupos de escoteiros da Argélia - vão realizar uma série de atividades.

Os litorais do sul da Europa, Oriente Médio e norte da África têm 150 milhões de habitantes e recebem cerca de 170 milhões de visitantes por ano.

A urbanização acelerada das áreas costeiras, poluição marinha e o lançamento de lixo tóxico estão ameaçando a diversidade da área, que atrai turistas do mundo todo.

O Mediterrâneo também foi ameaçado recentemente pelo pior desastre ambiental da história, depois que Israel bombardeou uma usina de energia no Líbano, lançando milhares de toneladas de combustível no mar.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/275970/visualizar/