Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 14:56

    Imprimir


Após o encerramento do Workshop "Populações Tradicionais do Pantanal: Metodologia de Avaliação", promovido pelo Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), a coordenadora, Sueli Pereira Castro, autora da pesquisa junto à população do Distrito de Joselândia, disse que um documento com as propostas apresentadas no encontro está sendo preparado. Esse documento será disponibilizado à sociedade e às autoridades competentes.

Apesar de várias ações propostas nos grupos de trabalhos (GT’s), inclusive de saneamento básico e instrumentos que garantam a inclusão das famílias no processo de exploração econômica do pantanal, os pesquisadores concluíram que qualquer ação de intervenção efetiva precisa partir das comunidades.

"Sabemos que a necessidade dessas comunidades é grande, e as condições de vida ruins, mas não podemos apontar sugestões de cima para baixo. Soluções para manter suas tradições culturais e seu sistema de produção diante de tanta pressão externa terão de ser encontradas pelas famílias. Nós, pesquisadores, podemos contribuir apontando caminhos e instrumentos viáveis, mas nunca impô-los", afirmou Sueli.

Ela destacou ainda que quaisquer políticas públicas devem ser formuladas considerando aspectos econômicos, sociais e ambientais dessa população. De outra forma o problema pode se agravar ainda mais.

Durante dois dias pesquisadores das universidades federais de Mato Grosso, Brasília, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Maranhão discutiram em um Workshop, promovido pelo Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), caminhos à sustentabilidade das comunidades tradicionais do pantanal, especificamente do Distrito de Joselândia, que envolve sete povoados.

De acordo com o secretário executivo do CPP e pró-reitor de pesquisa da UFMT Paulo Teixeira de Sousa Júnior, os pesquisadores trouxeram para o debate em Cuiabá, as experiências deles com populações tradicionais de outras regiões. O objetivo é contribuir para a qualidade de vida das famílias nativas do pantanal.

"São pessoas de conhecimento profundo sobre o assunto que ajudaram a descortinar possibilidades de melhorar a vida e conservar as tradições dessas comunidades ameaçadas", frisou Teixeira.

Pesquisa

A pesquisa realizada no Distrito de Joselândia, durante mais de três anos, apontou intervenções sócio-econômico-culturais que ameaçam de extinção as riquezas culturais e conhecimentos tradicionais, e a própria sobrevivência deste povoado.

"Grandes empreendimentos comerciais e apropriação de terras por pessoas de ‘fora’, estão pressionando as comunidades e prejudicando a continuidade do manejo da pecuária na sua forma tradicional, impondo uma acelerada mudança de comportamento das famílias", observou a pesquisadora Sueli Castro.

O workshop "Populações Tradicionais do Pantanal: Metodologia de Avaliação" se encerrou no dia oito de setembro. Participaram do encontro os doutores Sueli Pereira Castro (UFMT), Klaas Woortmann (UnB), Neide Esterci (UFRJ), João Carlos Barrozo (UFMT), Maristela de Paula Andrade (UFMA), Ricardo Ferreira Ribeiro (UFMG), Marta Pignatti, e os mestres Roberto Almeida (UnB) e Carlos Alberto Castro (UFMS).

Sobre o CPP

O Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) é uma organização independente, com enfoque humanista e sem fins lucrativos. Seu propósito é a promoção da cidadania com enfoque ambiental.

Funciona em estrutura de rede, por intermédio de parcerias governamentais e não governamentais dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, contando também com o apoio de setores do governo federal.

O CPP busca contribuir para o bem estar da população pantaneira, tendo em vista a sustentabilidade da região, reconhecendo a dimensão internacional do Pantanal, compartilhado pela Bolívia, o Brasil e o Paraguai. A organização atua em nível internacional nos países da bacia do Prata através do Programa Regional Ambiental do Pantanal (PREP), em parceria com a Universidade das Nações Unidas. O CPP também conta com a participação comunitária.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276080/visualizar/