Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 05:57

    Imprimir


Bares, boates e casas noturnas da cidade do Rio de Janeiro estão se juntando à campanha para coibir o consumo de bebida alcoólica por motoristas, após a trágica morte de cinco jovens na saída de uma casa noturna - a maioria comprovadamente alcoolizada. A iniciativa, que quer reduzir acidentes no trânsito envolvendo jovens, já recebeu apoio do Teatro Odisséia, na Lapa, e da Casa da Matriz, em Botafogo. As casas noturnas vão dar descontos de até 25% para o motorista que não consumir bebidas alcoólicas. O Rio Scenarium, na rua do Lavradio, também aderiu e vai distribuir a partir de semana que vem cartazes da campanha e comandas de consumo orientando para a direção responsável.

As iniciativas serão levadas hoje para reunião, à tarde, marcada pelo Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes do Rio, que tem 3 mil associados. O encontro será com donos de boates, entre elas a Sky Lounge, na Lagoa, onde os cinco jovens que morreram dia 3 estavam. O objetivo é discutir soluções para os perigos da vida noturna carioca.

A partir de sexta-feira, o Teatro Odisséia, na Lapa, e a Casa da Matriz, em Botafogo, vão oferecer descontos de 20% a 25% no valor do ingresso para freqüentador que for o motorista "amigo da vez" na noite. Para ter direito ao benefício, o jovem maior de 18 anos não poderá consumir bebida alcoólica.

A promoção será válida sobre o valor da entrada. O cliente terá que apresentar na porta a habilitação. A iniciativa pretende incentivar rodízio entre amigos. A cada saída noturna uma pessoa do grupo ficaria responsável por conduzir o carro, levando os amigos na volta para casa e, claro, fica sem beber.

Os motoristas receberão cartela diferenciada das demais. Se não tiver consumido nada alcoólico, na saída ele ganha até 25% de desconto no ingresso. Também serão distribuídos cinco mil folhetos com o tema da campanha Fique Vivo e mais 100 mil filipetas promocionais com o slogan "Se beber não dirija. Se dirigir, não beba".

"O objetivo é fazer com que a diversão não acabe em tragédia. As casas que aderirem vão melhorar sua imagem", disse Aureo Cesar Lima, um dos sócios da Matriz e do Odisséia. Plínio Froes, dono do Rio Scenarium, elogiou a campanha. "Vale muito a pena. As pessoas devem ter mais consciência ao dirigir", afirmou.

Proprietários se reúnem hoje O Sindicato de Bares, Restaurantes e Hotéis do Rio (Sindrio) se reúne hoje às 16h30 com a vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) e donos de boates cariocas para definir ações educativas no trânsito. A iniciativa pretende evitar a repetição de tragédias na cidade, como a que matou cinco jovens na Lagoa, dia 3. O encontro é o primeiro trabalho de comissão especial que será criada pela Câmara de Vereadores do Rio para tratar da vida noturna carioca e conseqüências para os jovens. ,p> O grupo vai ouvir segmentos ligados ao problema. "A cidade tem que ter vida noturna, que é a cara do Rio. Mas temos que discutir por que empresários incentivam o consumo entre jovens", diz Andrea. O convite também foi feito aos proprietários da boate Sky Lounge (Lagoa), de onde os jovens saíram na madrugada do acidente.

A reunião foi marcada no Restaurante Zero Zero, no Planetário, mas por ordem do prefeito Cesar Maia, o encontro foi transferido para o Gula Gula (rua Aníbal de Mendonça 132, Ipanema). O prefeito diz que essa reunião pode ser considerada política e que o Tribunal Regional Eleitoral proíbe encontros dessa natureza em prédios de governo. "Eu só posso usar a Gávea Pequena e o Palácio da Cidade", diz.

Fim de bebida em posto Parlamentares da Câmara de Vereadores do Rio e da Assembléia Legislativa vão tentar impedir a venda de bebidas em lojas de conveniência nos postos de gasolina.

Além dessa medida, a comissão pretende conscientizar empresários para acabar com o consumo mínimo obrigatório nas boates e casas de shows. A 3ª Promotoria da Infância e da Juventude enviou ofício à 1ª Vara de Infância ofício pedindo mais rigor na fiscalização das boates e casas noturnas. Confira o endereço das casas que aderiram à campanha: Teatro Odisséia (avenida Mem de Sá 66, Lapa); Casa da Matriz (rua Henrique de Novais 107, Botafogo), e o Rio Scenarium (rua do Lavradio 20, Centro do Rio).





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276222/visualizar/