Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 04:00

    Imprimir


Um novo remédio elaborado por cientistas da Tailândia e China à base de ervas está dando resultados positivos no tratamento de pessoas portadoras do vírus da aids, anunciou hoje o responsável pelo projeto.

O composto, chamado de SH, contém uma combinação das plantas "Cortex mori" e "Flos carthami", que crescem no norte da Tailândia, com as variedades "Radix astragali", "Radix glycyrrhizae" e "Artemisae scorpariae", naturais da China.

O diretor do projeto, o médico Virat Klinbuayaen, informou que os resultados preliminares dos testes com o SH durante um ano indicam que o remédio "reforça o sistema imunológico das pessoas que são portadoras do vírus e não apresentam sintomas de aids".

No projeto de desenvolvimento, o SH está sendo administrado a 60 voluntários infectados pelo vírus. Especialistas do Instituto de Botânica de Kunming (China) e do Instituto de Ciências Médicas da Tailândia participam da pesquisa.

Klinbuayen ressaltou que é precisou continuar o estudo e aprofundar a pesquisa para confirmar que o preparado reforça realmente o sistema imunológico.

O desenvolvimento de remédios a partir de compostos naturais é um dos objetivos do plano elaborado pelo Governo da Tailândia a fim de reduzir o custo do tratamento com os anti-retrovirais produzidos pelas multinacionais farmacêuticas.

O Ministério da Saúde calcula que 800 mil tailandeses estão infectados com o vírus da aids e considera necessária a administração de anti-retrovirais a pelo menos 200 mil.

Hoje, o sistema de saúde pública administra gratuitamente a quase 50 mil soropositivos um remédio genérico de fabricação nacional composto por Starvudine, Lamivudhine e Navirapine.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276232/visualizar/