Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Setembro de 2006 às 03:08

    Imprimir


O chefe do Comando Militar do Norte de Israel, general Udi Adam, que conduziu as operações contra a milícia xiita libanesa Hezbolá, pediu demissão de seu cargo hoje, informou o escritório do porta-voz das Forças Armadas, com sede em Tel Aviv.

Segundo personalidades próximas ao general, citadas esta manhã pela rádio pública, a renúncia se deve a divergências com as autoridades militares. Adam informou a sua decisão ao chefe das Forças Armadas, general Dan Halutz, ex-comandante da Força Aérea, que aceitou o pedido de renúncia, segundo o anúncio oficial.

Durante os confrontos com os guerrilheiros do Hezbolá, as críticas a Adam por supostos erros na condução das operações levaram Halutz a nomear o subchefe das Forças Armadas, general Moshé Kaplinsky, como seu "supervisor".

O general Adam, ofendido, insinuou então sua intenção de encerrar a sua carreira militar. Ele marcou a aposentadoria para "quando sair o último soldado" do sul do Líbano, onde um contingente espera para ser substituído por tropas do Exército libanês e da força multinacional da ONU.

O general na reserva Iosi Peled disse esta manhã à rádio pública que a renúncia se deve a "uma crise de confiança na liderança" na cúpula militar após a guerra, que terminou dia 14 de agosto, com um cessar-fogo após 34 dias de combates.

O general israelense será uma das testemunhas mais importantes na investigação dos erros atribuídos às autoridades militares.

O pai de Adam, que também era general, morreu há 24 anos na "primeira guerra" de Israel no Líbano, então contra a guerrilha palestina.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276235/visualizar/