Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 13:49
Por: Julie Correia

    Imprimir


Três escritoras renomadas serão homenageadas na Literamérica 2006 - Feira Sul-americana do Livro, que será realizada de 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá, em Cuiabá.

A sul-americana escolhida foi a boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, considerada uma das maiores escritoras de La Paz, na Bolívia, é uma das especialistas em folha de coca, com grande experiência na região boliviana de Yungas. É autora de grandes obras como: “Oprimidos Pero no Vencidos” e “Las Fronteras de la Coca”. Ela também é professora visitante da Columbia University em New York, University of Texas in Austin, Universidad Andina Simón Bolívar no Equador, International University of Rábida na Espanha, e Universidades de Salta e Jujuy na Argentina. Cusicanqui também é uma das personalidades trilíngues mais interessantes da nossa América.

A Literamérica 2006 também escolheu a brasileira Nélida Pinõn para ser homenageada. A carioca tem um currículo extenso. Além de jornalista, é também romancista, contista e professora. Ela assumiu uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL) em 1989, em sucessão de Aurélio Buarque de Holanda. Em 100 anos de existência da ABL, Nélida foi a primeira mulher, a integrar a diretoria e ocupar a presidência da Casa de Machado de Assis. Eleita presidente em 1996.

Nélida já recebeu vários prêmios literários, entre eles, o prêmio Mário de Andrade, pelo romance “A casa da paixão”, e o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, considerado o mais importante da América Latina e do Caribe, concedido pela primeira vez a uma mulher e a um autor de língua portuguesa. As principais obras de Piñon foram: Guia-mapa de Gabriel Arcanjo, Madeira feita cruz, Tempo das frutas, Fundador, Sala de armas, Tebas do meu coração, A força do destino, O calor das coisas, A república dos sonhos, A doce canção de Caetana, O pão de cada dia, A roda do vento, O ritual da arte.

A mato-grossense Marilza Ribeiro será outra homenageada na Literamérica. Ela tem hoje 71 anos, mas o interesse pela literatura surgiu aos 15 anos, quando ganhou uma máquina de escrever do pai. Passou a infância na rua Pedro Celestino, no centro de Cuiabá. Os primeiros trabalhos eram reflexões sociais publicadas no jornal O Estado de Mato Grosso. Logo, integrou equipe da rádio A Voz D´Oeste. Também criou cadernos de jornais como “O Jaburu”, “Círculos de Fogo” e “Gosto de Bocaiúva com Picumã”.

Ela estudou Psicologia e Pedagogia. Após descobrir o talento para escrever versos, com o texto "Andanças", publicou o livro “Meu Grito”, na década de 70. Nos anos 80 lançou "Corpo Desnudo", "Cantos da Terra do Sol". Em 2004, publicou "Dança dos Girassóis". Seus textos mesclam a sensibilidade de um olhar sobre as coisas mais simples e a indignação sobre as guerras cotidianas.

A Literamérica 2006 é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, organizada pela cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais, coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276603/visualizar/