Repórter News - www.reporternews.com.br
Esportes
Domingo - 10 de Setembro de 2006 às 12:24

    Imprimir


A vitória na semifinal deu a dimensão do nível atingido pela seleção feminina de vôlei.

Concentrada, calculista e impecável, a equipe brasileira arrasou Cuba por 3 sets a 0 (25/ 20, 25/15 e 25/18) e assegurou a vaga na final do Grand Prix.

Hoje, o grupo que não desce do topo do pódio desde o amargo quarto lugar em Atenas-2004, busca a consagração.

O hexacampeonato do torneio dá a essa geração a maior hegemonia no campeonato -o terceiro mais importante do vôlei internacional, atrás da Olimpíada e do Mundial. Nunca um time conseguiu três títulos de forma consecutiva.

A supremacia da seleção foi tão grande que, no segundo set, Felipe Calderón usou as brasileiras como exemplo para motivar suas atletas. 'Estamos fazendo um papelão. Veja como elas estão sacando com convicção, como estão atacando'', esbravejou o técnico.

Ele tinha razão. Nos primeiros sets, principalmente com a levantadora Fofão, o saque brasileiro destruiu a recepção de Cuba. Apáticas, as caribenhas não conseguiam resistir.

Na terceira etapa, as cubanas esboçaram uma reação. E lançaram mão da provocação, comemorando pontos com gritos na cara das adversárias.

Zé Roberto, que havia antes do jogo batido na tecla 'não caiam em provocação'', viu suas jogadoras seguirem as instruções à risca. Calculistas e concentradas, as brasileiras retomaram o controle da partida.

'Isso era uma preocupação. Mas elas estavam nos respeitando muito, estavam mais na delas. E é bom não mexer muito com a gente mesmo porque, se isso acontece, vamos para cima'', disse a ponta Sassá.

O time teve atuação tão regular que quatro atletas apareceram como as maiores pontuadoras, com nove acertos: a meio Walewska, as pontas Sassá e Jaqueline e a oposto Sheilla.

A quantidade de pontos cedidos ao adversário também foi mínima -8, contra 29 de Cuba.

Os erros foram o maior problema das caribenhas. Elas fizeram mais pontos de ataque (40 a 37) e perderam por uma pequena margem no bloqueio (5 a 3) e no saque (4 a 2).

'Vamos pegar esse time de Cuba mais para a frente, no Mundial [no fim de outubro]. Se elas se arrumarem, ficará complicado. Elas têm um poder de ataque impressionante'', disse Zé Roberto à Sportv.

'O nosso time estava muito concentrado e sacou muito bem'', elogiou o técnico.

O adversário da final, às 14h, em Reggio Calabria (ITA), será a Rússia, que já foi superada.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276780/visualizar/