Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 10 de Setembro de 2006 às 11:13

    Imprimir


"The Road to Guantanamo", dirigido pelo britânico Michael Winterbottom, é o filme mais esperado da segunda edição do Festival Internacional de Cinema Muçulmano da Rússia, que começa hoje na cidade de Kazan.

"The Road to Guantanamo", que deu a Winterbottom o Urso de prata de melhor diretor no último Festival de Berlim, narra em tom documental a história de três jovens britânicos de origem paquistanesa que, por engano, foram detidos, torturados e mantidos presos por dois anos na base militar americana em Cuba.

Os protagonistas do filme e da história real são o veículo ideal para que Winterbottom faça uma dura crítica às detenções arbitrárias de milhares de supostos talibãs e simpatizantes da Al Qaeda realizadas pelos Estados Unidos desde os atentados de 11 de setembro de 2001.

Os três jovens britânicos, que viajaram no início de 2002 ao Paquistão para o casamento de um amigo e acabaram presos por dois anos em Guantánamo, foram absolvidos e libertados pelas autoridades britânicas.

"O festival prega a tolerância não só com o Islã mas também com todas as religiões do planeta. Além disso, a mensagem dos filmes deve ser politicamente correta", afirmou Zudi Mamirgov, presidente do comitê organizador da mostra.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/276786/visualizar/