Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 06:58
Por: Luiz Fernando Vieira

    Imprimir


Dando continuidade à Turnê 2006, a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho, realiza nos dias 07 e 09 de setembro, respectivamente, concertos nas cidades de Pontes e Lacerda e Cáceres. Os concertos fazem parte do "Roteiro Leste", uma estratégia de ação da Orquestra para democratizar e descentralizar o acesso à cultura. Este ano, a Orquestra já realizou concertos na região Norte, em Alta Floresta, e na região Sul, em Rondonópolis, e na região Leste, em Primavera do Leste, Água Boa e Barra do Garças. Até o final do ano, a Orquestra se apresentará em todas as regiões do Estado, em doze cidades. Os concertos têm sido assistidos por milhares de pessoas, em praça pública, que se maravilham com o som dos instrumentos clássicos e da viola de cocho.

Orquestra de Câmara do Estado de MT apresenta-se em Água Boa. Agosto de 2006. receptividade - A maioria das cidades está recebendo uma Orquestra pela primeira vez. Os próprios Coordenadores de Cultura dos municípios confessam que nunca tiveram a oportunidade de assistir ao vivo um grupo semelhante. Em Primavera do Leste o concerto foi realizado em frente a Faculdades Unicen e assistido por professores universitários e estudantes de várias áreas. Em Água Boa o concerto foi assistido por mais de duas mil pessoas, o que representa em torno de vinte por cento da população da cidade. Pessoas de todas as idades e classes sociais receberam o grupo de braços abertos. Em Barra do Garças, o concerto foi realizado a beira do rio Araguaia, no belíssimo cenário do Porto do Baé. A arena foi preenchida por pessoas ávidas por música de concerto, incluindo o Prefeito Chaparral e o Secretário de Cultura do município, o músico Divino Arbués. O concerto foi precedido por uma apresentação da Banda Municipal de Barra do Garças.

Os concertos da turnê contribuem para a formação de novas platéias e o surgimento de novos talentos. Primavera do Leste, agosto de 2006.

Repertório - O repertório da turnê tem como objetivo a aproximação da população com a música instrumental. O maestro Leandro Carvalho quer "quebrar o gelo" e desinformalizar o ritual típico de um concerto sinfônico. Ele apresenta os instrumentos da Orquestra para a população e fala descontraidamente sobre os compositores e as peças que serão executadas. Até mesmo a viola de cocho é uma grande novidade para a população fora da baixada cuiabana. Mesmo sendo o "símbolo" de Mato Grosso, grande parte da população nunca viu o instrumento e não sabe como ele soa. Vê-lo como parte efetiva da Orquestra tem sido uma grande e prazerosa descoberta para a população do Estado.

Orquestra prepara-se para concerto a beira do rio Araguaia. Barra do Garças, agosto de 2006.

A Orquestra faz uma verdadeira viagem pelo Brasil através da "música". O concerto inicia-se três peças "caboclas", criadas por mestres do cancioneiro popular brasileiro: Siriema, de Nhô Pai e Mario Zan, Noites do Sertão, de Tavinho Moura e Milton Nascimento e Chuá Chuá de Pedro Sá Pereira e Ari Pavão. Em seguida, o foco volta-se para a cultura nordestina com clássicos do repertório: Mourão de Guerra Peixe, Chegança e Momento Armorial de Benny Wolkoff, o maracatu Eh! Luanda de Capiba e uma coletânea de frevos intitulada Frevança com temas de Edgar Moraes, Antônio Maria e Seno. Barra do Garças, agosto de 2006.

Terminada esta incursão pelos mais tradicionais ritmos brasileiros, a Orquestra volta-se para a cultura sul-americana e interpreta duas peças de dois dos maiores compositores paraguaios, reafirmando a profunda ligação existente entre a cultura mato-grossense e a dos países irmãos fronteiriços. São elas: Danza Paraguaia de Augustin Barrios e Pizzicato en Cascada de Hermínio Gimenez. Para encerrar o concerto, os músicos aterrissam em solo brasileiro, mais especificamente do Brasil Central e concentram forças na Peleja de Siriema com Cobra do violeiro Roberto Correa (que foi solista da Orquestra em 2005), e dois rasqueados: Quilombinho de José Agnello Ribeiro e Homenagem a Mestre Albertino com arranjo do compositor e colaborados da Orquestra Italo Perón. Alta Floresta, maio de 2006.

Destaque nacional Desde sua criação em 2005, a Orquestra vem fazendo grande sucesso. Foram abertas novas vagas para músicos em 2006 e a agenda foi ampliada para mais de 80 concertos em todo o Estado. Músicos vieram de vários países europeus e dos Estados Unidos, além de outros estados brasileiros, para integrar o grupo. O nível alcançado trouxe o convite para a participação no maior festival de música barroca do mundo, o Festival "Misiones de Chiquitos", que acontece uma vez a cada dois anos na Bolívia. A Orquestra foi ovacionada pelo público e garantiu ótimas criticas na imprensa local. O destaque e a rápida projeção que a Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso vem alcançando pode ser comprovado na mais recente edição do "Anuário VivaMúsica! 2006", a mais importante publicação sobre o mundo da música clássica no Brasil, com mais de 1.700 instituições cadastradas e aproximadamente 30 mil leitores de várias partes do mundo que utilizam o guia como fonte de consulta. Pela primeira vez na história do Anuário, o Estado de Mato Grosso ganha destaque especial em dois segmentos: primeiro através da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso, que mostra sua "cara" lançando a longa de Temporada 2006 e insere Cuiabá nas 16 cidades brasileiras e terem uma orquestra em funcionamento regular, e em segundo o projeto social "Projeto Ciranda Música e Cidadania" que se destacou como um dos mais importantes e bem sucedidos projetos na área social que utiliza a música como ferramenta de cidadania, em texto escrito pela respeitada jornalista Adriana Pavlova.

Em maio de 2006, a Orquestra de Câmara do Estado de MT apresentou-se para um público de 30.000 pessoas no Estádio do Verdão, no Casamento comunitário, promovido pelo Governo do Estado de MT.

A Orquestra é uma iniciativa do governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277353/visualizar/