Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 23:35

    Imprimir


A Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso apresenta, a partir deste sábado (09.09), a Mostra Literamérica de Cinema Ibero-americano, no Cine Goiabeiras, em Cuiabá. O evento, que irá até o dia 14, faz parte da programação da Literamérica 2006 e está dentro da proposta de fortalecer o intercâmbio cultural.

A mostra contará com filmes de países membros da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (Caci). São eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Chile, Espanha, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela.

Para estes países, a Caci desenvolve programas de estímulo à promoção e à distribuição de filmes. Seu principal objetivo é fomentar a integração destes países em redes supranacionais de distribuição de produtos audiovisuais e facilitar o acesso a mercados.

O resultado da iniciativa estimula as produções independentes, que dificilmente conseguem emplacar no circuito comercial, fazendo com que desta forma, possam ser vistas nas salas de cinema de todo o mundo.

Na Mostra Literamérica de Cinema Ibero-americano, os filmes serão exibidos diariamente às 10h e às 12h com entrada franca, um grande atrativo para o púbico em geral.

A Literamérica 2006 é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura em parceria com a cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais.

Confira a programação e a sinopse dos filmes:

09/09 - 10 horas - NHÁ-FALA. Direção: Flora Gomes (Portugal, França e Luxemburgo).O filme conta a história de uma garota proibida pelos pais de cantar, conseqüência de uma maldição ancestral que concede à morte toda mulher de família que quebra este tabu. Estudando na França, ela resolve cantar e gravar um CD. Com medo de que sua mãe descubra, decide voltar à sua terra natal e encenar a sua própria morte para depois ressuscitar.

09/09 - 12 horas - Subterra. Direção: Marcelo Ferrari (Chile). A epopéia humana que rodeou a exploração de carvão no Chile no início do século, onde milhares de mineiros e uma poderosa família aristocrática espanhola, entregam suas vidas em prol de um sonho.

10/09 - 10horas - AMOR EM CONCRETO. Direção: Franco Pena (Venezuela, França e Alemanha). Uma noite em Caracas, na Avenida Del Libertador, em uma esquina do mundo latino, seis pessoas decidem mudar suas vidas. Todos buscam o amor nessa odiada cidade de cimento. 10/09 - 12h - RENCOR. Direção: Miguel Albaladejo (Espanha). Chelo, uma cantora decadente reencontra por acaso Toni, um delinqüente. A partir desse momento, irá se empenhar em arruinar a vida do homem que, segundo ela, fez com que perdesse o pouco, que até então, havia conseguido.

11/09 - 10 horas- LA Espera. Direção: Aldo Garay (Uruguai). Baseado na novela “Torquator” do escritor uruguaio Henry Trujillo. Três personagens, sozinhos e juntos, cultivam frustrações em ambientes anônimos, vazios, tecendo uma doentia dependência.

11/09 - 12horas - El Atraco. Direção:Paolo Agazzi (Bolívia). Uma caminhonete que leva uma remessa de dinheiro em cédulas, o salário de milhares de trabalhadores, é assaltada em pleno altiplano andino. O motorista, o caixa e o policial são feitos de vítima.

Reprise: 12/09- 10horas: NHÁ-FALA. 12/09- 12horas: Subterra. 13/09- 10horas: AMOR EM CONCRETO. 13/09- 12horas: RENCOR. 14/09- 10horas: La Espera. 14/09- 12horas: El Atraco.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277415/visualizar/