Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 16:24

    Imprimir


Conhecida como a escritora favorita de Paulo Francis que dela disse: "Há no Brasil uma escritora que sabe escrever. Seu nome é Márcia Denser. Tem uma linguagem límpida, sem retoques, bem diversa desse pseudo-romantismo retórico que caracteriza boa parte da nossa ficção. Denser situa-se entre os raros criadores de linguagem, aqueles que têm algo de muito novo a dizer. Quanto aos outros, resta-lhes a rabeira da História".

Também conhecida como musa dark da literatura brasileira, Márcia Denser está entre os escritores que vão participar da II Edição da Literamérica, Feira Sul-Americana do Livro, que vai ser realizada de 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Márcia Denser nasceu em São Paulo e publicou seu primeiro livro, Tango Fantasma, aos 23 anos. Aos 24 anos iniciou seus trabalhos jornalísticos na revista "Nova", da Editora Abril, onde, por dois anos, assinou a coluna "Nova Lê Livros". Jornalista, publicitária e editora, trabalhou na Salles, Folha, Interview, Around, Vogue, A-Z, onde foi redatora de criação, repórter especial, cronista e colunista de livros.

Se mesmo hoje existem poucas escritoras que se dedicam a escrever contos eróticos, imagine na década de 70, época em que Márcia estreou seu primeiro livro de contos, onde aparecia como transgressora da linguagem normalmente usada pelas de seu gênero. Sua forma de escrever o erótico era explícita, sem muitas figuras de linguagem, algo revolucionário para época por se tratar de uma mulher, normalmente foco dos contos masculinos e agora agente da história. Em "Toda Prosa", publicado em 2002, continua a autora erótica que sempre foi, porém agora só nas entrelinhas, porque o lirismo vem em doses muito maiores do que o erotismo. É o chamado erótico subliminar que mescla lirismo e erotismo.

Coordenadora de Oficinas Literárias desde 1990, Márcia tem obras publicadas na Alemanha, Suíça, Holanda, Estados Unidos e Rússia. Participou do Lateinamerikas'90, programa de intercâmbio cultural Brasil/Alemanha, ao lado de Marcos Rey, Oswaldo França Jr., Nelson Pereira dos Santos e Suzana Amaral, dando conferências em oito cidades da Europa. A escritora teve dois de seus contos mais fortes e interessantes reunidos na antologia "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século".

A Literamérica 2006 é realizada pelo governo do Estado de Mato Grosso, organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e parceria com a cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais, coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo). A Feira do Livro Sul-Americano será realizada entre os dias 16 e 24 de setembro, no Centro de Eventos do Pantanal.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277455/visualizar/