Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 21 de Fevereiro de 2013 às 09:25
Por: Cairo Lustoza

    Imprimir


Em um discurso ácido e com críticas duras à bancada federal, o vereador Thiago Muniz (PPS) atribuiu o atraso de obras federais no estado de Mato Grosso, em especial em Rondonópolis, à barganha que existe entre o Governo Federal e o Congresso Nacional por meio das emendas parlamentares. Segundo Muniz, se as obras ficassem exclusivamente por conta do Governo Federal o andamento poderia mais célere.

“O governo federal conseguiu, para agradar o Congresso, criar o sistema de emenda parlamentar para facilitar a vida na aprovação de projetos, não posso mudar, mas posso criticar. E com isso, cada estado tem seu despachante de emenda, que eu não chamo nem de deputado federal. E cada despachante arruma um segmento pra ele despachar. Uns vão para a Agricultura como Homero (...), outros para a infraestrutura, para despacharem suas emendas e infelizmente as coisas não andam”, disparou Muniz, durante sessão ordinária na tarde desta quarta-feira.

Ele citou que essa interferência atrasa obras como da polêmica travessia urbana e do viaduto que se arrastam há anos. “Nós não precisamos ser palanque para os decadentes da vida pública. Aqui nessa Casa tem lideranças emergentes e que querem trabalhar. Aqui tem homem de coragem”, disse o vereador, se referindo ao que chamou de “presentes de grego” – obras inacabadas e que, segundo ele, muitas vezes os “despachantes” atribuem inclusive aos novos legisladores a culpa pelo atraso. 

“Não posso concordar com certas coisas que a gente ouve. Esse discurso de que ‘temos dificuldades por que não temos força política em Brasília, temos só oito deputados’. Mentira. Não é por isso. É por causa desse sistema de emendas (...) Entra o ‘despachantezinho’ de emenda, coloca a colher no meio e as coisas travam”.
Apesar de não citar nomes, Thiago Muniz fazia clara referência ao posicionamento recente do deputado federal Wellington Fagundes (PR) que atribuiu à Câmara e ao Executivo Municipal a responsabilidade pela execução da obra da travessia urbana – que inclusive está sob investigação do Ministério Público Federal (MPF).

Na última segunda-feira, um protesto trouxe à tona a indignação de moradores de Rondonópolis com relação à demora na execução das duas obras citadas pelo vereador, e foi nesta ocasião que Fagundes afirmou que o deputado federal é responsável somente pela busca por recursos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27769/visualizar/