Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 01:44

    Imprimir


O ar presente no mais antigo bloco de gelo confirma que a atividade humana aumentou o efeito estufa por dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, para níveis não vistos em centenas de milhares de anos, disseram cientistas nesta segunda-feira.

Bolhas de ar do gelo de 800 mil anos, extraído na Antártida, mostram níveis de CO2 mudando com o clima. Mas os níveis atuais estão fora da variação anterior.

"É pelas bolhas de ar que temos certeza que o dióxido de carbono aumentou em aproximadamente 35 por cento nos últimos 200 anos", disse o Dr. Eric Wolff, do British Antarctic Survey. "Antes dos últimos 200 anos, que foram influenciados pelo homem, estava bastante estável", acrescentou ele.

O nível natural de CO2 durante a maioria dos 800 mil anos ficou entre 180 e 300 partes por milhão de volume (ppmv) de ar. Mas hoje é de 380 ppmv. "A coisa mais assustadora é que o dióxido de carbono hoje não está só fora do que aconteceu nos últimos 650 mil anos, mas já está 100 por cento fora da variação", disse Wolff, no Festival de Ciência da Associação Britânica, em Norwich, leste da Inglaterra.

O CO2 estava próximo a 280 ppmv entre o ano 1000 depois de Cristo até 1800, depois, acelerou em direção à sua concentração atual. Wolff acrescentou que as medidas dos isótopos de carbono mostraram que o CO2 extra vinha de uma fonte fóssil, devido ao aumento da atividade humana.

O registro do bloco de gelo mostrou que costumava levar cerca de 1 mil anos para um aumento de 30 ppmv de CO2. Este aumento aconteceu nos últimos 17 anos apenas.

"Estamos realmente em uma situação em que algo está acontecendo e nós não temos nenhum caso semelhante em nossos arquivos. É um experimento do qual não sabemos o resultado", acrescentou ele.

O professor Peter Smith, da Universidade de Nottingham, na Inglaterra, disse que o estudo mostrou que mais precisa ser feito.

"Há uma necessidade urgente de descoberta de tecnologias inovadoras para reduzir o impacto que estamos tendo em nosso clima", disse ele durante uma conferência científica.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277695/visualizar/