Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 18:27

    Imprimir


O grupo Trama do Drama de Tangará da Serra foi o grande vencedor do 14ª Festival Mato-grossense de Teatro levando para casa os troféus Paiaguás de Melhor Espetáculo (Mentiras e Maldades), Direção (Anderson Rodrigues), Ator (Rafael Mendes), Atriz (Laurete Romualdo), Figurino, Maquiagem e Sonoplastia.

O grupo Raio de Luz voltou para Campo Verde com os troféus de Melhor Iluminação, Sonoplastia e 2° lugar. Brasil de João e Maria, da Unemat de Sinop levou pelo Cenário, Melhor Texto Original (Wagner Couto), Melhor Ator Coadjuvante (Madiano Marcheli) e terceiro lugar. Juína (grupo Teatral Spirits) comemorou com Claudinéia José (Melhor Atriz Coadjuvante).

O anúncio dos prêmios foi feita pelo júri formado por Norval Berbari (presidente da Federação de Teatro de Goiânia), Christiane Lopes e Welligton Dias (atores/diretores de Goiás) na noite de sábado (02/09),no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso. “A interlocução do Centro-Oeste está cada vez mais fortalecida com o crescimento deste evento”, comentou o presidente do júri. Para o presidente da Femat, Jurandir Alves, a final do Festival consolidou a união dos grupos e as parcerias. “Com poucos recursos conseguimos realizar mostras em seis pólos, circulando por cerca de 15 mil quilômetros de estradas por este Mato Grosso. Unir em Cuiabá grupos de 50 cidades e capacitá-los com profissionais da terra, como os atores Ricardo, Genival e Alexandre – formados no Curso de Ator, com o grupo de diretores de Goiás e Yandra hoje em São Paulo foi a resposta do sucesso”.

Antes da festa de comemoração, a atriz Yandra Firmo lotou o foyer do TU mesclando o público cuiabano com os mais de 200 artistas oriundos de 42 municípios mato-grossenses que vieram para prestigiar o evento organizado pela Federação Mato-grossense de Teatro (Femat).

Yandra encenou “Assim é, se lhe Parece”, peça baseada no texto Um, Nenhum ou Cem Mil de Luigi Pirandello. Aplaudida de pé, a atriz mato-grossense que está brilhando pelo Brasil afora e coordenando o espaço Tendal da Lapa, em São Paulo, ouviu dos fãs muitos pedidos para que volte. E ela promete voltar. “Agradeço o Instituto Usina e a Femat por terem me oportunizado o descobrir as artes cênicas deste Estado que mora em mim”, comentou, após ter ministrado uma das oficinas promovidas em ação integrante ao 14° Festival e realizar como convidada o espetáculo de encerramento.

A 14ª edição do Festival Mato-grossense de Teatro teve o patrocínio do Fundo de Fomento à Cultura e apoio da Faculdade de Cuiabá, Instituto Unsina, Colégio São Gonçalo, Sated, Real Norte e Prefeituras de Reserva do Cabaçal e Indiavaí.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277732/visualizar/