Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 07:15

    Imprimir


O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, apresentou hoje (1) pela manhã, no auditório do Palácio da Instrução, a programação da Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso. Estiveram presentes no café da manhã, integrantes da Associação do Livro Mato-grossense (AlimeMTo), da cadeia produtiva da cultura, estudantes e representantes da imprensa local. O evento será realizado no período de 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Na ocasião o secretário falou da importância da feira para o Estado, para o país e todos os países. “A Literamérica já é um ícone da integração sul-americana, jamais a cultura teve tanta coragem de lançar um evento tão marcante como este”, contempla.

O secretário também fez questão de ressaltar a confirmação da presença dos embaixadores dos países sul-americanos, além de representantes dos países convidados: Portugal, Itália e Espanha. “A Literamérica 2006 irá fomentar não só a cultura, mas abrirá as portas para outras áreas sócio-econômica, tais como, o turismo e até mesmo o agronegócio”, finalizou.

A FEIRA

A Literamérica vai para a segunda edição e já é considerada um dos maiores eventos do Estado. Ano passado 65 mil pessoas estiveram no local. Já este ano a expectativa é receber 250 mil visitantes, já que os dias de feira aumentaram de cinco para nove.

Mas a Literamérica não é só uma feira voltada aos apaixonados por uma boa leitura. Ela também oferece um espaço para estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e privada e para universitários. A estimativa é de que pelo menos 10 mil alunos por dia visitem a feira, além dos universitários.

A feira é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a cadeia produtivos da cultura, representados por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais e coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).

A Literamérica pretende fomentar a leitura, com a democratização do acesso ao livro, apoiar a produção literária e incentivar não só o intercâmbio cultural, mas também sócio-econômico.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/277927/visualizar/