Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 14:27
Por: Julie Correia

    Imprimir


O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, apresentou hoje (01.09) pela manhã, no auditório do Palácio da Instrução, a programação da Literamérica 2006 – Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso. Estiveram presentes no café da manhã, integrantes da Associação do Livro Mato-grossense (AlimeMTo), da cadeia produtiva da cultura, estudantes e representantes da imprensa local. O evento será realizado no período de 16 a 24 de setembro, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.

Na ocasião o secretário falou da importância da feira para o Estado, para o país e todos os países. “A Literamérica já é um ícone da integração sul-americana, jamais a cultura teve tanta coragem de lançar um evento tão marcante como este”, contempla.

O secretário também fez questão de ressaltar a confirmação da presença dos embaixadores dos países sul-americanos, além de representantes dos países convidados: Portugal, Itália e Espanha. “A Literamérica 2006 irá fomentar não só a cultura, mas abrirá as portas para outras áreas sócio-econômica, tais como, o turismo e até mesmo o agronegócio”, finalizou.

A FEIRA

A Literamérica vai para a segunda edição e já é considerada um dos maiores eventos do Estado. Ano passado 65 mil pessoas estiveram no local. Já este ano a expectativa é receber 250 mil visitantes, já que os dias de feira aumentaram de cinco para nove.

Mas a Literamérica não é só uma feira voltada aos apaixonados por uma boa leitura. Ela também oferece um espaço para estudantes do Ensino Fundamental das redes pública e privada e para universitários. A estimativa é de que pelo menos 10 mil alunos por dia visitem a feira, além dos universitários.

A feira é realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a cadeia produtivos da cultura, representados por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais e coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).

A Literamérica pretende fomentar a leitura, com a democratização do acesso ao livro, apoiar a produção literária e incentivar não só o intercâmbio cultural, mas também sócio-econômico.

Escritores renomados já confirmaram presença na feira. Affonso Romano de Sant'Anna, Ana Miranda, André Vianco, Cristóvão Tezza, Floriano Martins, Jerusa Pires Ferreira, Marilza Ribeiro, Marina Colassanti, Marina José Castello, Márcia Denser, Colassanti, Nélida Piñon, Nelson de Oliveira, Pedro Bandeira, Silvia Rivera Cusicanqui, Willi Bolle. A boliviana Silvia Rivera Cusicanqui, a Carioca Nélida Piñon e a Mato-grossense, Marilza Ribeiro serão as escritoras homenageadas.

A Literamérica terá várias ações paralelas, oficinas, cursos, apresentações literárias e seminários. O Fórum Cultural Mundial – Preparatória Sul-americana, o Seminário Troca-Letras, Seminário Universitário, Amostra do cinema Ibero-americano, Mato Grosso em letras, Concurso Literário: “Eu Leio, eu escrevo”, Feira Gastronômica, III Encontro da Diversidade Cultural.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278347/visualizar/