Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 13:11
Por: Aline Marques

    Imprimir


A Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso estará em mais duas escolas hoje (01.09) para dar continuidade à série de “Concertos Didáticos” . Os alunos terão a oportunidade de assistir ao espetáculo que une educação e cultura. Os músicos estarão no Colégio Coração de Jesus e na Escola Chave do Saber. As apresentações serão feitas para as crianças do ‘Ensino Fundamental’, na faixa etária entre 6 e 12 anos, e para adolescentes que cursam o primeiro e segundo grau.

Nesta nova temporada, a Orquestra se dedica em levar música de concerto para crianças e adolescentes, utilizando a arte como uma poderosa ferramenta de desenvolvimento.

Os Concertos Didáticos realizados pela Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso tiveram início em junho de 2006. Neste dois meses, oito escolas já foram atendidas e o resultado tem sido fascinante. As crianças, pais, professores e a comunidade se envolvem nas ‘aventuras’ musicais propostas pela Orquestra. Temas como a ‘Peleja de Siriema com Cobra’ capturam a atenção das crianças que são levadas a imaginar os sons dos instrumentos musicais de acordo com a história contada. O tema do filme ‘Harry Potter’ também é utilizado para mostrar como uma peça musical pode soar diferente quando o tema é tocado por diferentes instrumentos. A viola de cocho e a bruaca (instrumentos típicos do Pantanal mato-grossense) também chamam a atenção de todos. Apesar de ser o símbolo cultural de Mato Grosso, poucas pessoas já tinham ouvido o som do instrumento.

A apresentação termina com o belo rasqueado ‘Quilombinho’ de José Agnelo Ribeiro. Após o concerto, as crianças têm a oportunidade de chegar mais próximas dos músicos e conhecer melhor os instrumentos. Os professores e toda a diretoria da Escola felicitam a iniciativa, ressaltando a importância da aproximação da cultura com a educação. A Orquestra também pretende fazer uma exposição com os desenhos e textos que são feitos pelas crianças, que descrevem a experiência.

Temporada 2006

A Orquestra segue a agenda de concertos na próxima semana, com concertos em Pontes e Lacerda (07.09) e Cáceres (09.09), e no dia 15 e 16, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, dentro da programação cultural da Literamérica. No domingo (17.09) também haverá mais um concerto no jardim do Sesc Arsenal.

Os interessados em saber mais sobre os programas educacionais da Orquestra de Câmara do Estado de Mato Grosso e incluir a escola na programação de 2006, visite o site www.orquestra.mt.gov.br ou entre em contato com o grupo pelo e-mail educacao@orquestra.mt.gov.br.

A Orquestra é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como apoiadora a Lei Federal de Incentivo à Cultura, e as empresas EPE Pantanal Energia, Bimetal, Nortox, Localiza, Churrascaria Fornari, Hotel Mato Grosso Palace e do Sesc Mato Grosso.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278367/visualizar/