Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 10:16
Por: Camila Tardin

    Imprimir


Neste domingo (03.08) os municípios de Porto Esperidião (326 km a Oeste de Cuiabá) e Juína (735 km a Noroeste da capital) irão promover mais duas etapas do 3° Campeonato Estadual de Pesca. A pesca será nos rios Jauru e Juruena, respectivamente. Além da competição, os visitantes poderão participar de uma série de atividades culturais e esportivas nos dois municípios a partir de amanhã (01.08).

Em Porto Esperidião a etapa do CEP acontecerá paralela ao 12° Festival de Pesca e Praia (FPP), que começa amanhã. Além disso, o município realiza a 6ª Mostra Cultural que contará com apresentações de grupos folclóricos e de bandas locais. Aqueles que não participarem da pesca poderão competir nos torneios de vôlei de areia, masculino e feminino, e de futebol.

Segundo o secretário de Turismo, Esporte e Lazer Sebastião Gilvar Bomfim, a expectativa é de que participem mais de cem embarcações nesta etapa. “O primeiro lugar vai ganhar um carro, antes era um motor e um barco, por isso estou bastante otimista com as inscrições”, conta Bomfim.

Há três anos o município participa da competição estadual (CEP). O Festival de Pesca de Porto Esperidião é o maior evento turístico do município. Depois dele, as festas religiosas como as de “13 de Maio”, de “São Pedro” e de “São Benedito”, são as mais movimentadas.

Além da pesca embarcada (de barco a motor), com a largada prevista para domingo, às 9h, haverá as pescas de embarcações de madeira e mirim (no sábado, a partir das 9h). Bomfim explica que a pesca feita utilizando barco a remo é tradição em Porto Esperidião, o que justifica a inclusão de uma competição específica para quem tem esse tipo de barco. “Temos aqui 35 famílias ribeirinhas”, afirma o secretário.

No município de Juína a competição será no distrito de Fontanilas (60 km do Centro da cidade). Assim como em Porto Esperidião, Juína também realiza um festival de pesca local, o 12ª Festival de Pesca de Juína – considerado o segundo maior evento turístico do município. A etapa terá a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo Yêda Marli de Oliveira Assis.

“Estamos esperando uma média de 60 a 70 barcos”, afirma o secretário municipal de Esporte Lazer e Turismo Salvador Marinho Pizzólio. A largada da pesca embarcada será domingo, às 9h, e da pesca mirim, a partir das 9h30. E amanhã, às 18h, haverá um torneio de futsal com as comunidades de Fontanilas e grupos indígenas da região. No sábado, os mesmos grupos indígenas também farão apresentações de danças típicas para os visitantes. Uma banda de Santa Catarina, “Paixão Nacional”, também tocará no mesmo dia.

Mais informações sobre o campeonato em Juína pelo telefone (66) 3566-6281 e em Porto Esperidião pelo número (65) 3225-1105.

Alterações etapas

A etapa no município Novo São Joaquim, que estava prevista para este fim de semana, foi transferida para o dia 10 de setembro. Nesta data haverá também etapas em Sapezal e Paranaíta.

Em Lucas do Rio Verde a etapa de 10 de setembro foi modificada para o dia 17 do mesmo mês. Os municípios de Pontes e Lacerda, Colíder e Acorizal também irão sediar etapas dia 17.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278419/visualizar/