Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 09:58

    Imprimir


Depois de ampla repercussão da música independente produzida em Mato Grosso pelo país, a cultura alternativa prossegue ocupando mais espaços. Desta vez a surpresa é a indicação do videoclipe Cachaça da banda Vanguart ao VMB – Vídeo Music Brasil, promovido pela MTV. A banda está com o pé na estrada há alguns meses e recentemente, através de um contato estabelecido em São Paulo, realizou seu primeiro videoclipe.

Foram alguns meses de articulação entre a Próxima Cena (frente de audiovisual do Espaço Cubo), a banda e a equipe que gravou o clipe. O diretor Paulinho Caruso já estava realizando videoclipes de bandas do circuito independente nacional, e não hesitou em participar do projeto.

No planejamento da Próxima Cena a música Semáforo era a escolhida para o projeto , no entanto com a tour a banda recebeu muitos convites de diretores que gostariam de gravar o videoclipe. "Paulinho Caruso entrou em contato conosco com um roteiro para a música Cachaça em mãos, equipe montada e uma body cam" contextualiza Lenissa Lenza, produtora executiva.

Durante a pré-produção a equipe da Próxima Cena operava em Cuiabá como uma extensão da equipe que trabalhava em São Paulo. Através de reuniões virtuais foi feito todo o processo de pré-produção, que entre outras coisas envolveu escolha de locações, objetos cenográficos, figurino, equipamentos, iluminação e maquinaria.

Após a chegada da equipe paulista, que incluía além de Paulinho Caruso, o co-diretor Otávio Pacheco, o diretor de produção Ian Thomaz e dois fotógrafos, Pierre de Korchove e Gabriel Barros, foi realizado o primeiro encontro "ao vivo" entre todo o grupo, de onde foi elaborado o cronograma de gravações.

As locações variaram entre cenários criados na casa/estúdio da banda e no MISC – Museu da Imagem e do Som de Cuiabá, e botecos do underground popular cuiabano, como no bairro do Porto e no Beco do Candeeiro.

Da equipe que segurou as pontas em Cuiabá participaram a produtora executiva e assistente de direção Lenissa Lenza, a diretora de arte Bárbara Rosa, a diretora de produção Verônica Mello, a assistente de produção Jaqueline Gentilin, o platô Vitor Torres e na maquinaria Paulo Kruskroski.

Após a captação das imagens o material gravado embarcou a São Paulo para ser montado e finalizado. Este trabalho é uma conquista para o audiovisual independente. A experiência com uma equipe híbrida São Paulo – Cuiabá, possibilitou que o projeto fosse realizado de forma independente, e o videoclipe é apenas o ponto de partida para o link entre as cenas independentes de música e audiovisual. Do quarteto São Paulo – Espaço Cubo – Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá - Vanguart, foi possível viabilizar a produção.

A Próxima Cena segue no audiovisual aplicando as fórmulas que tiveram sucesso nos laboratórios de música independente do Espaço Cubo. "Neste primeiro momento a música independente ainda deve dar subsídios para o audiovisual independente acontecer, pois é o segmento cultural que se encontra organizado nacionalmente e já consegue exportar suas produções através de redes de circulação" destaca Lenissa Lenza.

A Vanguart é uma banda que já percorre o circuito nacional de festivais, lançou CD's e EP's que tiveram ótima repercussão nacional, receberam excelentes críticas por todos os lugares onde tocaram, se apresentaram no Programa Banda Antes, rodaram o país com a turnê da MTV e já possuem dois democlipes e um videoclipe, sendo os demos das músicas Semáforo (produzido pela MTV) e Love is the word (editado por Douglas Godoy) e o clipe Cachaça, concorrendo na categoria de melhor videoclipe independente no VMB 2006. "Vanguart tem somente 4 anos de existência, e o rock em Cuiabá passa dos 15 anos, vê-se que a cena independente só tem a contribuir" finaliza Lenissa.

A indicação ao VMB partiu da própria MTV, que já conhecia o trabalho do Espaço Cubo e que havia se interessado pela banda desde suas apresentações em São Paulo e aguardava apenas a inscrição do material. E para votar no videoclipe é muito simples, basta entrar no site www.mtv.com.br e preencher um pequeno cadastro gratuito. Já para os ratos da internet segue o link direto:

http://www2.mtv.terra.com.br/vmb2006/vmb.voto_popular.php?categName=INDEPENDENTE

Só não deixe de votar!





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/278426/visualizar/