Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 20 de Fevereiro de 2013 às 08:06

    Imprimir


O caos nas estradas, decorrentes das constantes chuvas que assolam Mato Grosso foi lamentado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PSD), que aproveita ainda para dar um ‘puxão de orelha’ no governador Silval Barbosa (PMDB) por não ter aplicado medidas de retenção de danos previamente. 
 
O parlamentar argumentou que é conhecido e notório que nesta época do ano o estado é atingido por fortes chuvas e que, portanto, não é nenhuma surpresa que as passagens de terra que contornam os municípios no interior estejam em situação degradante. ”Todos sabem que nessa época chove. Então, já era previsto isso aí”, reafirma. 
 
Na semana passada o governador decretou algumas medidas imediatas para recuperação das vias em diferentes regiões de MT para evitar maiores prejuízos aos municípios. Contudo, Riva acredita que a ação ocorre já um pouco tarde e que em algumas áreas não é possível fazer muita coisa enquanto as precipitações não se encerrarem. 
 
Ao longo de 2012, na Assembleia Legislativa, o social democrata havia solicitado atuação do Estado nas áreas, bem como parlamentares que legislam pelo interior. Contudo, a pavimentação de estradas rurais não foi atendida. Com o alto nível de água em pontes e rios que ficam próximas às vias, o lamaçal impossibilita o tráfego e traz prejuízos. 
 
As cidades de Porto dos Gaúchos, Castanheira, Juruena e Aripuanã, são as mais afetadas e já declararam estado de emergência. 
 
Para tentar contornar a situação desastrosa, Silval determinou a mobilização de 700 maquinários para correção das irregularidades, contudo, há ainda de se esperar a diminuição das chuvas. 
 
O governador declarou anteriormente que a situação das estradas do Estado não iria assustar e que era um preço a se pagar pelo progresso. Discurso esse que foi altamente criticado pelo senador Pedro Taques (PDT) que criticou a contradição entre o crescimento econômico e os prejuízos à população. 
 
“Com as chuvas dos últimos dias, as estradas que já eram precárias ficaram intransitáveis, intransponíveis. Em vários locais, não é possível nem chegar. Estas são apenas algumas das consequências da falta de infraestrutura de transportes em Mato Grosso - fruto da falta de planejamento do poder público”, reiterou o congressista. 
 
Desastre - Os trechos na MT–170 entre Juruena a Aripuanã, a rodovia MT-100 de Ribeirãozinho a Alto Araguaia e de Barra do Garças a Araguaiana também tem trechos impossibilitados de transitar. Além disso, em torno de vinte pontes caíram ou tiveram problemas com as chuvas na região de Confresa.(PV)




Fonte: Do DC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27891/visualizar/