Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 07:00

    Imprimir


Resultado de parceria inédita entre a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Ministério da Cultura, foi lançado hoje (28) projeto de apoio ao cinema paulista. O Sindicato da Indústria Cinematográfica do Estado de São Paulo (Sicesp) também participa do projeto e a Petrobras contribui com um investimento inicial de R$ 5 milhões.

O objetivo do programa é estimular a produção de filmes de longa-metragem, por meio de edital, contando com financiamento de empresas públicas e privadas, que poderão investir recursos das leis de incentivo fiscal (Lei do Audiovisual e Lei Rouanet), com a oportunidade de vincular sua marca a projetos inéditos.

Segundo André Sturm, presidente do Sicesp, os produtores que precisam de patrocínio para fazer um filme devem ler o edital, disponível no site da Fiesp, preencher uma ficha de inscrição e apresentar seu projeto. Uma comissão especializada na área avaliará o projeto e, simultaneamente, as empresas serão contatadas para alocar os recursos que podem investir, com o benefício da renúncia fiscal.

"Muitas empresas hoje não investem no cinema porque não sabem que podem usar 3% do Imposto de Renda que devem em investimento na área. É um bom negócio para elas", disse Sturm.

Para o ministro da Cultura, Gilberto Gil, a assinatura do edital deverá contribuir para a criação de uma indústria do audiovisual: "O Ministério da Cultura tem trabalhado e efetivado a diversificação das formas de financiamento da produção cinematográfica, para que possamos criar uma indústria do audiovisual sustentável, com geração de emprego e renda, e que reflita a nossa diversidade e coopere com a formação da nossa cidadania".

O ministro disse ainda que o objetivo do programa é transformar o cinema numa atividade permanente no país, "capaz de refletir nosso povo, e colaborar para seu autoconhecimento, seu progresso material e espiritual, para a consolidação de uma civilização brasileira original e inédita, baseada na democracia, na justiça e na fraternidade".

Gilberto Gil acrescentou que há a intenção de se fazer acordos com outras federações e estender essa política a outros estados brasileiros. Também compareceram à solenidade de assinatura do edital o presidente da Fiesp, Paulo Skaf; o secretário do Audiovisual, Orlando Senna; e o gerente-executivo de Comunicação da Petrobras, Wilson Santa Rosa.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279458/visualizar/