Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 15:27
Por: Márcio Uhde

    Imprimir


Cerca de 2.500 pessoas passaram pelo Centro Social e Cultural de Nova Mutum no último final de semana, dias 25 e 26 de agosto, durante a realização do V Festival do Folclore, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Departamento de Cultura em comemoração a Semana do Folclore. A “Cultura Mundial” foi o tema gerador do evento este ano e as escolas e programas sociais esbanjaram criatividade no palco.

O festival deste ano consagrou também a sua nova moldagem, ou seja, a dança. As três primeiras edições ocorreram no Ginásio Matrinxã e envolviam apresentações diversas. “Nos dois últimos anos priorizamos a exposição dos temas através da dança, pois os preparativos são facilitados e é uma forma de expressão artística que cativa o público”, explicou a secretária municipal de Educação e Cultura, Ida Pedrollo.

Foram apresentadas danças folclóricas do Brasil, Alemanha, Portugal, França, Estados Unidos, Ucrânia, Holanda, Itália, Equador, Argentina, Espanha, Suíça, México e Austrália. O festival deste ano contou também com a participação do Grupo Sentimento Latino, de Cuiabá, que trouxe músicas espanholas, a exemplo de salsa e merengue, assim como o Grupo Nova Geração, de Nova Mutum, que com ritmos tradicionais foi responsável pela animação nos dois dias de festa.

Outro ponto elogiado no festival deste ano foi a ampla praça de alimentação, que recebeu também um incremento na parte gastronômica. Quatro barracas típicas (italiana, holandesa, brasileira e americana) venderam quitutes típicos de cada país. “O nosso evento já ganhou a característica de festa popular e queremos que isso se mantenha. É um lugar onde todos se divertem e ao mesmo tempo recebem informações das quais não se tem acesso no dia a dia”, comentou Marta Sfredo coordenadora do Departamento Municipal de Cultura.

Para realizar o evento o Departamento elaborou um projeto e conseguiu recursos da Secretaria de Estado de Cultura, através do Fundo Estadual de Fomento a Cultura. Com o dinheiro foi construído um palco móvel de 77m² e confeccionadas todas as roupas utilizadas nas apresentações. Houve também apoio financeiro do Programa “A União Faz a Vida”, assim como do Banco do Brasil e da Sicredi, em forma de serviço.

Apresentaram-se durante o Festival as escolas municipais Tancredo Neves, Caminhos do Saber, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Jorge Carlos Ferreira, São José, Ranchão, os programas sociais PETI, Renascer e Agente Jovem, a Creche Municipal Mãe Amiga, Escola CNEC, Projeto Aplauso e as escolas estaduais Padre Johannes Berthold Henning e José Aparecido Ribeiro, assim como a Escola Especial Sonho e Esperança – APAE.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279603/visualizar/