Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 14:32
Por: Lena Araújo

    Imprimir


Nélida Piñon será uma das grandes homenageadas na 2ª Edição da Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro, que será realizada de 16 a 24 de setembro. Pioneira em diversos setores, foi a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras em mais de 100 anos de existência da ABL, primeira a integrar a Diretoria e ocupar a presidência da Casa de Machado de Assis, no ano do 1º Centenário. E não pára por aí. Foi a primeira escritora brasileira a dar curso em Harvard e a primeira mulher de língua portuguesa a ganhar o cobiçado prêmio Príncipe de Astúrias de las Letras no ano passado, concorrendo com os americanos Paul Auster e Phillip Roth e com o israelense Amoz Oz.

O prêmio Príncipe de Astúrias é entregue desde 1981 e tem como objetivo consolidar os vínculos existentes entre o Principado e o Príncipe, contribuindo para promoção de valores científicos, culturais e humanísticos.

A escritora tem estilo conhecidamente marcado por inícios fortes, narrativas contundentes, de impacto, sobretudo nos romances mais recentes, é o caso de Vozes do Deserto, publicado pela editora Record, prêmio Jabuti de melhor romance e de Livro do Ano. Em vozes do Deserto a escritora narra como seriam os bastidores das Mil e Uma Noites, onde a princesa Xerazade é a personagem principal.

Carioca de Vila Isabel e descendente de galegos, Nélida também é Jornalista, romancista, contista e professora. Nasceu em 3 de maio de 1937. Sua produção literária está traduzida para países como Alemanha, Itália, Espanha, União Soviética, Estados Unidos, Cuba e Nicarágua. Seus contos foram publicados em centenas de revistas e fazem parte de antologias brasileiras e estrangeiras.

Com um currículo invejável, Nélida será homenageada juntamente com Marilza Ribeiro e Silvia Cusicanqui. A Literamérica 2006 é organizada pela cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais, coordenada pela Associação dos Amigos do Livro Mato-grossense (AlimeMTo).





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279626/visualizar/