Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 14:32

    Imprimir


O 14º Festival Mato-grossense de Teatro será realizado entre os dias 30 a 02 de setembro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os dez grupos participantes do evento foram selecionados de um total de 50 mostras inscritas este ano. O encontro tem por objetivo fomentar a cultura e reunir grupos teatrais de todo Estado.

Os competidores representam seis municípios pólos do Estado: Campo Novo do Parecis, Sinop, Curvelândia, Alta Floresta, Campo Verde e Cuiabá. Além da apresentação e competição dos grupos, o Festival terá um espaço para oficinas de iniciação, direção e miniaturas.

Os dez espetáculos selecionados estão divididos nos gêneros: Comédia, Idade Média, Infantis, Drama, Magia, dentre outros. Esse ano as categorias adulto e infantil não serão julgadas separadas. A classificação para as duas categorias serão 1º, 2º e 3º lugar. O corpo de jurados do 14º Festival Mato-grossense de Teatro é formado por uma equipe do Estado de Goiás (GO).

A CIA Trama do Drama de Tangará da Serra, vencedora de vários outros festivais já realizados, concorre esse ano com a peça “Mentiras e Maldades”. Os participantes são os mesmos grupos dos anos anteriores, mas apresentam roteiros diferentes a cada ano.

Durante os três dias de Festival serão realizadas Oficinas de Iniciação - ministradas por Ricardo de Freitas e Genival Soares, de Direção com Wellington Dias e de Miniaturas para obras portáteis com Yandra Firmo. O horário de funcionamento das oficinas é das 8h às 11h, de quinta-feira a sábado, na ASBEMAT (Estrada do Moinho), em Cuiabá. A participação é gratuita, e o público alvo são os grupos filiados a Federação Mato-grossense de Teatro.

“Temos hoje 50 grupos teatrais cadastrados na Federação, e percebemos que o crescimento do Teatro é cada vez maior em Mato Grosso. Principalmente os grupos do interior, que têm mostrado garra e dedicação às mostras”, enfatizou a secretária executiva da Federação Mato-grossense de Teatro, Enoi Moraes.

Os participantes do Festival foram selecionados nas mostras ocorridas nos últimos dois meses, em todo o Estado. O corpo de jurados formado por Juliana Capilé e Tatiana Rorehgit, percorreu os municípios pólos para a seleção. As notas foram baseadas no histórico, coerência, dentre outros requisitos.

O evento é realizado pela Federação Mato-grossense de Teatro e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC). Outras informações pelos telefones: (65) 9905-2433 / 9618-5594.

Confira a programação:

Dia 30.08

19h30 - Abertura Oficial do Festival 20h30 - Espetáculo com a peça “A Inquisição”. Grupo UNEMAT – Sinop

Dia 31.08 13h30 - Espetáculo com a peça “Estrela Maria”. Grupo Uriel – Cuiabá 16h - Espetáculo com a peça “A escada do Sucesso”. Grupo CAD – Sinop 20h - Espetáculo com a peça “João e Maria”. Grupo UNEMAT – Sinop

Dia 01.09 13h30 - Espetáculo com a peça “O Fantástico Mundo da Imaginação”. CIA. Teatral Espirits – Juína 16h - Espetáculo com a peça “Doía na Janela”. Grupo Fênix – Terra Nova do Norte 20h - Espetáculo com a peça “Ânsia de Liberdade”. Grupo de Teatro NÓ – Nova Olímpia 21h30 - Espetáculo com a peça “Chuvosa tarde de Setembro”. Grupo Teatral Tibanaré

Dia 02.09 13h30 - Espetáculo com a peça “Avoar”. Grupo Raio de Luz – Campo Verde 16h - Espetáculo com a peça “Mentiras e Maldades”. CIA. Trama do drama – Tangará da Serra 19h30 - Espetáculo CONVIDADO com a peça “Assim é, se lhe parece” com Yandra Firmo (Atriz e Diretora) 20h30 - Encerramento do Festival

Além dos Espetáculos, de quinta a sábado, das 8h às 11h, serão realizadas oficinas na ASBEMAT, na Estrada do Moinho.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279627/visualizar/