Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 18 de Fevereiro de 2013 às 09:28
Por: Jardel P. Arruda

    Imprimir


Membros do Partido dos Trabalhadores (PT) acreditam que o histórico de militância política do juiz titular da 1ª Vara Federal de Mato Grosso, Julier Sebastião da Silva, pode ser o diferencial para o magistrado vencer o senador Pedro Taques (PDT), que também tem raízes no meio jurídico, em uma eventual disputa ao Governo do Estado em 2014.

O juiz, “noiva da vez” no meio político estadual, foi filiado ao PT antes de ingressar na magistratura. Quando militante, ele chegou a ser dirigente do diretório municipal de Cuiabá do Partido dos Trabalhadores. Agora ele é cotado como principal aposta do Partido dos Trabalhadores para lançar candidatura própria ao Governo do Estado e fazer frente ao ex-promotor do Ministério Público Federal Pedro Taques.

Ambos trabalharam juntos na operação “Arca de Noé”, que culminou com a prisão do bicheiro João Arcanjo Ribeiro e possuem laços de coleguismo, mas agora Julier é considerado como uma espécie de contraponto ao atual senador. Com a possibilidade de usar o mesmo discurso de moralidade e de ter combatido o crime organizado em Mato Grosso, o juiz federal possui um histórico político de vantagem.

“Os dois são diferentes. Julier, diferente de Taques, já foi militante partidário. Tem um histórico com a política já, tem formação política. Desde jovem ele foi engajado. Isso pode ser um grande diferencial que será levado em conta pela população”, disse o professor Carlos Abicalil, membro antigo do PT de Mato Grosso.

A opinião do veterano petista é compartilhada por novas lideranças do partido, como o médico Lúdio Cabral, que protagonizou a última disputa pela Prefeitura de Cuiabá contra Mauro Mendes (PSB), e apesar de sair derrotado ganhou prestígio eleitoral. “O Julier tem história política e isso conta muito”, afirmou o médico.

Sonho antigo

Ser governador do estado é uma vontade antiga de Julier Sebatião. O juiz já admitiu, anos atrás, o interesse em disputar uma eleição ao cargo de governador, sendo que, em 2009, chegou a falar sobre uma possível candidatura durante um programa televisivo. Mas a pretensão nunca passou de ensaio.

Em 20012 o juiz federal também teria sido assediado pelo PT para uma possível candidatura a Prefeitura de Cuiabá. No entanto, quem saiu candidato foi o então vereador Lúdio Cabral. Dessa vez, no entanto, o nome do juiz federal ganha cada vez mais força no meio político e, se já é opção prioritária do PT, também estaria sendo procurado pelo PMDB. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/27973/visualizar/