Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 06:33

    Imprimir


O corpo de Dom Luciano Mendes de Almeida, arcebispo emérito de Mariana (MG) e ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) está sendo velado na Catedral da Sé, em São Paulo. Às 9h, o arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes rezará uma missa de corpo presente. D. Luciano, 75 anos, morreu às 18h15 de ontem, devido a um câncer no fígado. Ele será enterrado hoje à tarde na Catedral de Mariana.

D. Luciano estava internado no Hospital das Clínicas em São Paulo desde o dia 17 de julho. Seu quadro piorou no dia 9, quando foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nos últimos 12dias ele permaneceu sedado.

Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de outubro de 1930. Ainda jovem, entrou para a Companhia de Jesus. Estudou filosofia em Nova Friburgo (RJ) de 1951 a 1953 e teologia em Roma, na Itália, de 1955 a 1958. Em 1965, doutorou-se em Filosofia. Em maio de 1976, foi sagrado bispo.

D. Luciano era conhecido como um defensor dos direitos humanos e muito ligado às crianças. Antes de receber a indicação para estar à frente da Igreja particular de Mariana, foi bispo auxiliar na Arquidiocese de São Paulo, na região Leste I, de 1976 a 1988.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou, no domingo, a morte de D. Luciano. Lula manifestou seu apoio à família do arcebispo e lembrou do papel de D. Luciano na luta pela redemocratização do Brasil.

O cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB, destacou a dedicação de D. Luciano aos pobres, como "defensor zeloso de suas causas". "Sua vida de oração e o testemunho de amor a Deus e ao próximo ajudaram muitas pessoas a se aproximarem de Deus", afirmou, em nota.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279804/visualizar/