Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Domingo - 27 de Agosto de 2006 às 09:41

    Imprimir


Dois documentários sobre o mimoseano Cândido Mariano da Silva Rondon, o Marechal Rondon, serão exibidos na abertura do Congresso Brasileiro de Georreferenciamento e Geoprocessamento (Conbrageo), a ser realizado em Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal, no período de 12 a 14 de setembro.

Rondon é um dos homenageados do evento, que reunirá cerca de 600 profissionais de todo o Brasil, por ter feito, como geógrafo, o levantamento topográfico de uma área de 500 mil quilômetros quadrados que resultou na carta geográfica de Mato Grosso.

Os filmes a serem exibidos são “Roosevelt-Rondon: a expedição”, do jornalista Cacá de Souza, e “O índio que chegou a Marechal”, de Primo Carbonari, famoso pela edição e produção de mais de 3.000 cinejornais que antecediam a exibição de filmes nos cinemas, principalmente em São Paulo e no Centro-Oeste.

O vídeo de Cacá de Souza registra a expedição realizada pelo ex-presidente norte-americano Roosevelt e o Marechal Rondon para chegar à nascente do rio da Dúvida, no coração da América do Sul. Cacá rastreou os registros desta aventura, resgatando material, filmes, fotos e documentos. Foram cinco anos de pesquisas e incontáveis viagens aos Estados Unidos atrás desse material”, diz Cacá, acrescentando que contou com o apoio de Lei Federal de Incentivo á Cultura.

Já a produção de Primo Carbonari, que faz parte do acervo do historiador cuiabano Aníbal Alencastro, é um documentário sobre a vida e o trabalho de Rondon. Em 16 mm, com duração de 10 minutos, relata “sua epopéia (de Rondon) quanto ao desbravamento dos impenetráveis sertões da Amazônia mato-grossense ainda no começo do século XX, levando os primeiros sinais de telegrafia aos mais longínquos rincões do território brasileiro”, de acordo com a apresentação de Aníbal Alencastro.





Fonte: Da Redação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/279961/visualizar/