Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 18:21

    Imprimir


Aos 78 anos, Antônio Delfim Netto (PMDB-SP) oscilou de protagonista de governos militares a colaborador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem dará o voto, novamente, nesta eleição.

Implacável, autor de um manancial de frases tão célebres quanto ácidas e alvo de polêmicas sobre o período em que comandou a economia no Brasil, o ex-ministro elogia a "inteligência admirável e intuitiva" de Lula com a mesma naturalidade com que classifica o PT de "partido em murcha e principal opositor" do petista.

Em entrevista à Folha, Delfim afirma que Lula tomou a decisão política de executar o programa do "déficit nominal zero", abominado pelos petistas. O presidente teria sido atropelado pela crise do mensalão. "Dias antes do escândalo do mensalão, o presidente disse: Eu topo", revela.

Delfim tem certeza de que Lula, se reeleito, colocará em prática, "por necessidade", esse rigoroso ajuste fiscal que passa por uma nova reforma da Previdência, autonomia do Banco Central, redução do tamanho do Estado e enfrentamento do mito das vinculações orçamentárias para a educação e a saúde. Conversa para deixar petistas de cabelo em pé.

Para Delfim, Lula não foi eleito em 98 porque o PT tinha um programa do século 19. "O Lula demorou para entender que foi ele que elegeu o PT, e não o PT que o elegeu", explica. Depois de 25 anos ao lado de Paulo Maluf, do PDS ao PP, Delfim filiou-se ao PMDB.

Acredita que Lula, se reeleito, atrairá novos segmentos da legenda: "Não é simplesmente uma adesão por carguinho. O PMDB vai ajudar a formular um programa para o país".

Admirador do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, Delfim torce para que ele e o petista estejam juntos no Congresso em 2007, para ajudar Lula a fazer novas reformas, mas considera que a quebra de sigilo do caseiro Francenildo Costa "um erro imperdoável".

O mentor do milagre econômico acredita que o país voltará a ter crescimento entre 5% a 6%, se fizer o ajuste fiscal.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280042/visualizar/