Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 14:27
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Deputado José Riva (PP), primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, apresentou projeto de lei, sessão plenária de 22 de agosto, objetivando criar o Parque Estadual Governador Dante Martins de Oliveira, na área que compreende a Lagoa do Paiaguás, a sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o Fórum Cível e Criminal de Cuiabá. A proposta vai à apreciação na pauta de setembro da Casa de leis.

De propriedade do Estado, conforme levantamento topográfico, a área delimitada promoverá proteção ambiental e homenageará um dos maiores políticos do Brasil, Dante de Oliveira, 54. Falecido em 6 de agosto por causa de complicações pulmonares e diabetes. Era candidato a deputado federal pelo PSDB nestas eleições.

Na área a ser destinada ao parque, encontra-se a nascente do Córrego Quarta-Feira, uma Área de Preservação Permanente – APP, em degradação e que, com a criação do parque será recuperada. O projeto de lei de Riva atende anseio da entidade ecológica SOS Mato Grosso, uma Organização Não Governamental (ONG), presidida pelo ambientalista Dejair Soares, que ressalta: “O parque permitirá a recuperação da nascente do Córrego Quarta-Feira, degradada e com problemas de preservação, bem como a ampliação dos espaços de lazer e recreação para a população Cuiabana”.

Segundo o deputado Riva, há necessidade de promover educação ambiental, propiciando por meio do contato das pessoas com a natureza a sensibilidade para a conservação dos recursos naturais. “A atual situação do meio ambiente nos desafia a preservar os recursos naturais e, ao mesmo tempo, possibilitar um desenvolvimento social justo, permitindo que a sociedade atinja uma melhor qualidade de vida em todos os aspectos”, disse e lembra: “Este parque é uma justa homenagem ao homem público que criou o primeiro espaço de lazer em Cuiabá, o Parque Mãe Bonifácia”.

O HOMENAGEADO

Nascido em Cuiabá em 1952, Dante cursou engenharia civil na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) de 1970 a 1976. Ingressou no MR-8 em 1974, quando o grupo já tinha desistido da luta armada e decidira entrar no Movimento Democrático Brasileiro (MDB). No MDB, tentou a Câmara de Cuiabá em 1976, sem êxito, mas elegeu-se deputado estadual em 1978. Rompeu com o MR-8 em 1982, ano em que foi eleito deputado federal.

Graças ao prestígio obtido com as diretas já (emenda constitucional rejeitada em plenário no dia 25 de abril de 1984), foi eleito prefeito de Cuiabá em 1985 (PMDB) e 1992 (PDT), e governador do Estado em 1994 (PDT) e 1998 (PSDB). Fracassou ao tentar o Senado em 2002. Dante de Oliveira foi, ainda, ministro da Reforma Agrária da gestão de José Sarney no Planalto.

Mais informações: 9606 6415 (UB)





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280368/visualizar/