Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 09:26

    Imprimir


Os universitários terão um espaço exclusivo na Literamérica 2006 - Feira Sul-Americana do Livro de Mato Grosso, que será realizada de 16 a 24 de setembro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. No Espaço Universitário serão realizados seminários e debates, dando oportunidade aos alunos de agregar diferentes áreas do conhecimento, além de promover o encontro das principais universidades públicas e privadas do estado de Mato Grosso.

Um levantamento feito nas universidades indica que as áreas de Direito, Comunicação Social, Educação, Agro-negócio e Artes Integradas assumem um caráter primordial para o crescimento e desenvolvimento do Estado. Com o intuito de fomentar este desenvolvimento, os participantes, ao final do evento, debaterão sobre os diversos assuntos no simpósio “Na audiência do tempo: Mato Grosso em debate” e poderão divulgar resultados de pesquisas em suas áreas de estudo.

O Espaço Universitário inaugura a parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado, organizadora do evento, e as Universidades públicas e privadas de Mato Grosso (UFMT, Unemat, Unic, Univag, Afirmativo, Fauc). “O envolvimento das Universidades na organização desse espaço é de fundamental importância, uma vez que oferecem o termômetro de interesse e necessidade dos alunos”, explica a coordenadora do evento, Walnice Vilalva.

Algumas alternativas como um horário acessível, entrada franca e emissão de certificados, foram implantadas na Literamérica 2006 para despertar o interesse dos universitários, já que na edição anterior a participação destes estudantes foi inferior ao esperado.

Toda a comunidade acadêmica poderá participar do espaço e as inscrições já estão abertas com vagas limitadas. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição no site www.literamerica.com.br.

A Literamérica 2006 é organizada pela cadeia produtiva da cultura, representada por organismos públicos e privados internacionais, nacionais, estaduais e municipais.

Outras informações pelos telefones 3613-9211 e 36139216.

Confira a programação do Espaço Universitário:

18.09 - 19h - Palestra:"Poesia: vozes e ventos"-Coordenador: Isaac N. A Ramos Palestrantes:Ariano Suassuna (ABL)/ Antonio Calos Secchin (ABL).

19.09 - 19h - Palestra:“Processo democrático brasileiro e a efetividade dos direitos fundamentais: participação cidadã”-Coordenador: Univag. Palestrantes: Dr. Márcio T. Bastos/ Dr. Cláudio Ladeira (UEL)/ João Virgílio (Procurador Geral do Estado de MT).

20.09 - 19h - Palestra: “Globalização e oportunidades desiguais”/ “Transferências e trocas culturais na América do Sul” -Coordenadora: Professora Rina. Palestrantes: Dr. Luiz Costa Lima (UFRJ)/ Dr. Eduardo Coutinho (UFRJ)

21.09 - 19h - Palestra: “Agronegócios e meio ambiente:Sustentabilidade sócio-ambiental”. Palestrantes: Marina Silva (Ministra do Meio Ambiente)/ Gilney Viana (Secretário de Desenvolvimento Sustentável)/ Paulo Mayer (Coordenador do IBAMA de MT)/ Cloves Felíccio Vetoratto ( Secretário de Estado de Desenvolvimento Rural de MT).

22.09 - 19h - Palestra: “Autoria, uma morte anunciada”-Coordenadora: Dra Walnice Vilalva Palestrantes: Dra Heloisa Buarque de Holanda (UFRJ)/ Dra Walnice N. Galvão (USP).

23.09 - 19h - Palestra: “A Língua Portuguesa no cenário sul-americano”- Coordenador: Dr Lauro José da Cunha. Palestrantes: Dr Manoel Mourivaldo Santiago Almeida (USP)/ Dr Marilza de Oliveira (USP).





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280448/visualizar/