Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 09:13

    Imprimir


Um deputado do Parlamento iraniano afirmou hoje que seu país conseguiu a tecnologia necessária para a produção de água pesada, utilizada na refrigeração do processo de fissão do urânio, informa a agência iraniana "Fars".

"O acesso a esta tecnologia pode servir à República Islâmica em suas negociações sobre o caso nuclear", disse o representante da província de Mashad no Parlamento, Ali Asgari.

"Os detalhes sobre o projeto e o local das instalações desta tecnologia serão anunciados pelas autoridades do Irã em um futuro próximo", afirmou Asgari. Ele também disse que a água pesada também pode ser utilizada para o tratamento de doenças como o câncer.

Esta revelação coincide com uma declaração feita hoje em Teerã pelo porta-voz do Governo iraniano, Gholam Hussein Elham. Segundo ele, o Irã "conseguiu novos avanços que serão anunciados em um futuro próximo".

Asgari disse que seu país "está disposto a continuar o diálogo (sobre as atividades nucleares iranianas) com países europeus, com a China e com a Rússia no âmbito das questões técnicas e jurídicas".

Estas declarações foram divulgadas no momento no qual a comunidade internacional estuda a resposta de Teerã ao plano de incentivos em troca da suspensão de seu programa nuclear.

Os líderes iranianos afirmaram que estão dispostos a reiniciarem o diálogo sobre seu programa, que tem fins pacíficos segundo eles.

Além disso, o Irã deixou claro também que não abandonará o processo de enriquecimento de urânio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280450/visualizar/