Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 25 de Agosto de 2006 às 06:46

    Imprimir


A Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Várzea Grande, voltará a receber os fiéis a partir de hoje. A igreja passou por uma recuperação que durou aproximadamente dois meses de trabalho. A reforma teve o incentivo do Programa Estadual de Recuperação e Revitalização do Patrimônio Histórico de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Os trabalhos de recuperação tiveram início em 14 de julho deste ano, e receberam um investimento no valor de R$ 132.789. A inauguração do patrimônio e reabertura da igreja está marcada para às 18h.

Construída com adobe, a Capela apresenta características do final do século 19 com um estilo Colonial e molduras simples. O salão de festa foi construído em data mais recente e fugiu do modelo da igreja, mas com a restauração, foi feita uma adaptação para que não ficasse diferente do estilo.

O Patrimônio foi construído no ano de 1910, sob a benção do Arcebispo Dom Aquino Correa. Está localizado às margens do Rio Cuiabá, no Distrito da Passagem da Conceição, em Várzea Grande. A imagem da capela foi uma doação do Coronel Joaquim Corsino, considerado na época, um dos amigos da Passagem. O tombamento como patrimônio histórico de Várzea Grande ocorreu em 2001, pelo município.

Mesmo com o crescimento demográfico, o município de Várzea Grande ainda mantém o distrito da Passagem da Conceição como uma das localidades que não perderam as características de povoados tranqüilos. Atualmente, a Passagem da Conceição é reconhecida como lugar calmo, além de ser ainda um local para descansar nos finais de semana.

História

A origem do nome da "Passagem da Conceição" se deve ao lavrador Manoel Antônio da Conceição que se instalou na localidade em 1813, cuidando não só das terras dele, mas também possibilitando a travessia das pessoas numa canoa pelo rio Cuiabá, na altura do Ribeirão Pari. Essa prática resultou na expressão "pedir passagem ao Conceição", o que logo serviu para dar nome a localidade. O distrito era de Cuiabá, e passou a integrar o município de Várzea Grande em 1953.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/280556/visualizar/